Ver ofertas na Amazon Ver ofertas na Amazon

Lançada a versão final do Regata OS 18 "Honeycomb"


Já está disponível para download a versão final do Regata OS 18 "Honeycomb", que chega trazendo melhorias para o que já era oferecido nas versões anteriores, bem como adiciona diversas novidades, tornando o desktop ainda mais confortável de usar. Além disso, está presente também o suporte para as últimas versões dos aplicativos mais populares entre os usuários, isso graças ao novo ambiente gráfico KDE Plasma 5.8.3 LTS.

O ambiente gráfico KDE Plasma 5, assim como as versões anteriores, oferece diversos recursos e funcionalidades para uma personalização completa, permitindo que você deixe o desktop do seu jeito. Contudo, com tantas opções disponíveis, espalhadas por vários menus, tudo isso pode deixar os usuários iniciantes um tanto confusos. Sendo assim, o Regata OS oferece o ambiente gráfico já pré-configurado e com os principais componentes (widgets) bloqueados por padrão, para que você não corra o risco de perder nada importante.

Porém, nada impede que você faça as suas próprias alterações, personalizando tudo do seu jeito. Por exemplo, ao desbloquear os widgets, você poderá adicionar um novo painel (barra do sistema) já pré-configurado. Estão disponíveis as opções: Painel apenas com ícone, onde você verá apenas os ícones dos aplicativos; Painel com ícone e nome, onde, além dos ícones, também é exibido o nome dos apps abertos e Painel vazio, uma barra do sistema totalmente vazia para você colocar os widgets que quiser.

Mas não se esqueça, para adicionar ícones de aplicativos diretamente na barra do sistema, basta clicar com o botão direito em cima do app no menu de aplicativos e selecionar "Adicionar como lançador", por exemplo.

Vamos lá, escolha os seus apps

Estão presentes também diversos aplicativos e ferramentas que você possa precisar no dia a dia, seja para trabalhar ou para se divertir. Por exemplo, com o Regata OS você pode configurar o seu joystick, montar uma imagem ISO, editar arquivos de texto, planilhas e apresentações, conversar com os amigos, ouvir suas músicas favoritas, assistir à filmes, gerenciar seus torrents e muito mais.

Não encontrou o que precisa já pré-instalado no Regata OS? A loja online de apps já oferece diversos aplicativos para todos os gostos, desde softwares de CAD e editores profissionais de imagens RAW, e até para web designer, por exemplo. É possível deixar o Regata OS do seu jeito.

Melhor suporte para novos hardwares

Sob o capô, o Regata OS 18 traz o Linux Kernel 4.9.x, juntamente com a biblioteca de gráficos 3D Mesa 13.0.3, que será sempre atualizada para as últimas versões estáveis. Isso basicamente significa que tantos os donos de placas da AMD e aqueles que fazem uso dos gráficos integrados da Intel irão ser beneficiados, já que os últimos lançamentos do Mesa trazem correções e melhorias significativas de desempenho para esses usuários.

Os donos de placas da NVIDIA iram encontrar sempre as últimas versões estáveis do driver de vídeo da fabricante onde, atualmente, é a melhor forma para esses usuários obter um alto desempenho em jogos, na criação de conteúdo e muito mais.

Suporte nativo ao NVENC

Uma das grandes novidades do Regata OS 18 é o seu suporte nativo ao NVENC, garantindo que os usuários NVIDIA (a partir da série GeForce 600 - Kepler) possam ter codificação e decodificação de vídeo acelerado por hardware.

Um bom exemplo de uso é durante a gravação de gameplays, permitindo que os jogos alcancem uma taxa de FPS muito próxima da original do game sem a captura de tela. Vale ressaltar que as únicas exigências para se obter o NVENC funcionando é ter os driver NVIDIA devidamente instalado e usar um programa devidamente compatível, como o OBS Studio, por exemplo. Ambos podem ser instalados facilmente a partir da loja de apps.

Suporte nativo à API Vulkan e OpenGL 4.5

Outra grande novidade que deve agradar e muito os usuários AMD e Intel é o suporte à API Vulkan, porém, apenas para os donos de modelos de hardwares mais novos. Isso basicamente significa que, se você possui uma placa de vídeo do lado "vermelho da força" da família Volcanic Islands (Fury, Tonga e etc) ou uma Polaris (série RX 400), poderá rodar os jogos Dota 2, vkQuake, The Talos Principle e o novo DOOM 2016 (via Wine) com a Vulkan ativada. O mesmo acontece para aqueles que possuem um processador Intel com microarquitetura Broadwell ou Skylake (ou mais recente) e que fazem uso dos gráficos integrados.

Contudo, caso você não tenha um hardware tão novo assim, poderá usufruir do OpenGL 4.x, chegando até ao OpenGL 4.5. Para os usuários da NVIDIA, o suporte à API Vulkan, bem como para o OpenGL 4.5, só está disponível através do driver proprietário da empresa, que pode ser instalado facilmente através da loja online de apps.

Tudo isso é possível porque o Regata OS traz a última versão estável da biblioteca de gráficos 3D Mesa. Além disso, Mesa será sempre atualizado paras as últimas versões estáveis, tornando o Regata OS uma das melhores opções para curtir aquela jogatina, principalmente quando se tem em mãos um hardware AMD ou Intel.

Suporte inicial para o AMDGPU-PRO

No Regata OS 18, os usuários AMD também vão encontrar um suporte inicial para o AMDGPU-PRO, driver desenvolvido pela própria AMD na tentativa de oferecer aos seus usuários um suporte mais adequado para novos hardwares, mas sem esquecer placas de séries nem tão novas assim, bem como o suporte às APIs Vulkan, OpenGL 4.5 e OpenCL.

Vale ressaltar também que o AMDGPU-PRO por padrão não possui suporte para todos os modelos de GPUs da fabricante. Sendo assim, é bom conferir a lista de modelos de placas suportadas, bem como os erros conhecidos, através do site oficial do desenvolvedor, clicando aqui.

O AMDGPU-PRO pode ser uma boa alternativa para se obter um melhor desempenho em jogos AAA, embora não se iguale aos recursos oferecidos pelo software da concorrente NVIDIA.

Planos para o futuro

Queremos tornar o Regata OS uma das melhores opções para os jogadores Linux, bem como para os criadores de conteúdo, e a versão 18 é o primeiro passo para isso. No entanto, não dá para fazer isso sem você, então pedimos que você nos ajude testando o Regata OS na medida do possível, além de, claro, reportar os erros que você for encontrando pelo caminho através da nossa comunidade.

Agora que o Regata OS 18 já está oficialmente disponível, iremos aperfeiçoar ainda mais a loja online e atualizar o nosso blog de ajuda, o Regata OS Help.

Fique ligado para mais novidades!
Os livros mais vendidos na Amazon.