Ver ofertas na Amazon Ver ofertas na Amazon

O Regata OS agora conta com o Linux Kernel 4.15, Mesa 18.0 (RC4) e com correções para o controle Xbox One S


Já está disponível para o Regata OS uma nova atualização importante que traz o Linux Kernel 4.15, a série estável mais recente do kernel, que conta com patches para as vulnerabilidades de segurança Meltdown e Spectre. Há também boas notícias para os donos de placa de vídeo da AMD, já que o Linux Kernel 4.15 traz melhorias para o driver AMDGPU e para a pilha de gráficos AMDGPU DC.

Com o AMDGPU DC, o Regata OS possui suporte de exibição para placas de vídeo Radeon RX Vega (e APUs Raven Ridge), áudio HDMI/DP legacy (PCM e Dolby Digital/DTS) para GPUs AMD mais recentes, atomic mode-setting e vários outros recursos de exibição modernos, com o DC (anteriormente "DAL") sendo o código compartilhado usado nos drivers de gráficos da AMD no Linux e no Windows. Além disso, também está presente o suporte de agendamento de prioridades do AMDGPU para beneficiar as placas gráficas Radeon em um ambiente SteamVR para garantir um desempenho suficiente com headsets VR no Linux.

Contudo, é importante ressaltar que o suporte para formatos de áudio modernos como o Dolby TrueHD, DTS-HD MA, Dolby Atmos e outros não são suportados, ou pelo menos não está em um perfeito estado de funcionamento em GPUs recentes.

Quem também recebeu um pouco mais de atenção foi o controle Xbox One S. Implementamos no kernel algumas correções para o periférico da Microsoft, mas, embora a conexão via bluetooth pareça funcionar corretamente, ainda são necessários mais alguns trabalhos para que a conexão sem fio funcione como o esperado no cliente Steam.

De qualquer forma, você pode usar o controle no Regata OS, mas usando uma conexão com fio. Mais novidades sobre o assunto podem chegar em breve.

Pilha de gráficos atualizada

O Linux Kernel 4.15 traz melhorias significativas para os donos de CPU e GPU da AMD e várias melhorias diferentes para a realidade virtual e SteamVR, algo que fica mais claro com o Mesa 18.0 (RC4). A nova versão da pilha gráfica Mesa que chega no Regata OS traz o suporte para o OpenGL 4.3 com placas AMD das séries Radeon HD 5800 e 6900.

Além disso, também há melhorias no suporte para a Vulkan nos gráficos Intel e AMD, bem como a adição da infra-estrutura de codificação Radeon VCN para APUs Raven Ridge, embora o suporte de codificação H.265/HEVC não tenha chegado a tempo. Também existem várias correções e melhorias de desempenho para gráficos da NVIDIA, AMD e Intel.

No lado verde da força, o driver de vídeo da NVIDIA foi atualizado para a versão 390.25, que chega trazendo várias correções, suporte para novos produtos da empresa e outras melhorias significativas.

Nos ajude testando o Regata OS na sua máquina e com o seus periféricos

Se você tem interesse em nos ajudar com o desenvolvimento do Regata OS, seu feedback será sempre bem vindo. Só não se esqueça de informar a configuração do seu hardware como, por exemplo, o seu processador e placa de vídeo.

Os livros mais vendidos na Amazon.