Ver ofertas na Amazon Ver ofertas na Amazon

Conheça 5 melhores alternativas ao Microsoft Office para usar no escritório

Conheça as melhores alternativas ao Microsoft Office

Quando o assunto é suíte de aplicativos para escritório, não tem como esquecer do Microsoft Office. No entanto, além do software da empresa ser pago, ele não é multiplataforma, não tendo suporte, por exemplo, para Linux, por isso a importância de conhecer e dominar os recursos de outras soluções disponíveis no mercado.

Embora versões mais antigas do software de produtividade da Microsoft possam ser executado no Linux com a ajuda da ferramenta Wine ao usar soluções como Bottles e CrossOver, este método pode não ser o ideal para todos, visto que não é suportado oficialmente por parte da Microsoft.

Felizmente, existem diversas alternativas que são gratuitas e multiplataforma, desde soluções online até programas que podem ser instalados no computador, onde muitos dos quais são compatíveis com documentos do Microsoft Office. Conheça agora mesmo algumas dessas suítes de aplicativos para escritório!

1. WPS Office: para quem busca familiaridade com o Microsoft Office

Entre as suítes de aplicativos para escritório que separamos aqui, o WPS Office certamente é o que oferece uma experiência mais parecida com o Microsoft Office. Nele, você vai encontrar alternativas ao Word, Excel e PowerPoint, que são Write, Spreadsheets e Presentation, respectivamente.

O software também apresenta uma excelente compatibilidade com os formatos do Microsoft Office e possui uma interface personalizável que pode ser adaptada à sua preferência.

O WPS Office oferece experiência de uso familiar ao Microsoft Office

2. LibreOffice: a alternativa mais completa de recursos

Diferente de muitas alternativas gratuitas disponíveis no mercado ao software de produtividade da Microsoft, a poderosa suíte de escritório open source LibreOffice é distribuída em pacote único, ou seja, todas as ferramentas e recursos estão incluídos, sem essa de versão com menos ou mais apps e funcionalidades.

As ferramentas oferecidas pelo LibreOffice incluem o Writer, para textos, Calc, para planilhas, Impress, para apresentações, Draw, para desenhos, Base, para banco de dado, e finalmente Math, para edição de equações e fórmulas matemáticas.

O LibreOffice é a alternativa ao Microsoft Office mais completa de recursos

3. ONLYOFFICE: excelente compatibilidade com arquivos do Microsoft Office

Se você procura uma suíte de aplicativos para escritório que ofereça uma interface moderna e intuitiva, bem como uma excelente compatibilidade com arquivos do Microsoft Office, o ONLYOFFICE pode ser uma boa alternativa.

Além disso, outra vantagem do ONLYOFFICE é o seu suporte para formatos abertos de documentos e seus serviços de nuvem, que podem ser usados gratuitamente por organizações não lucrativas e para fins de educação, sendo também uma excelente alternativa ao Microsoft 365.

O ONLYOFFICE possui excelente compatibilidade com arquivos do Microsoft Office

4. SoftMaker FreeOffice: se autodenomina a melhor alternativa gratuita ao Microsoft Office

Segundo seus próprios desenvolvedores, "depois de utilizá-lo, irá concordar que é a melhor alternativa gratuita ao Microsoft Office". Trata-se do FreeOffice, uma suíte para escritório completa com aplicativo de processamento de texto, planilhas e apresentações, prometendo ser perfeitamente compatível com o Microsoft Office.

Com este software, você pode não só abrir, mas também salvar documentos nos formatos de arquivo da Microsoft: DOCX, XLSX e PPTX. Com isso, você pode partilhar arquivos diretamente com usuários do Microsoft Office, sem precisar exportá-los primeiro.

O SoftMaker FreeOffice se autodenomina a melhor alternativa grátis ao Microsoft Office

5. Para colaborar em tempo real: Google Docs, Sheets e Slides

Google Docs, Sheets e Slides (Documentos, Planilhas e Apresentações) são uma das melhores alternativas, principalmente graças ao recurso de revisão de documentos e a integração com o Google Drive, sendo a solução ideal para qualquer pessoa que rotineiramente precisa criar documentos com outras pessoas em tempo real.

Para colaborar em tempo real, use Google Docs, Sheets e Slides

A suíte online de aplicativos para escritório do Google também conta com integração com outros produtos da empresa, incluindo, claro, a busca, dando recursos que você não encontrará em nenhum outro software do mercado. Sua interface relativamente simples também facilita a vida de novos usuários.

Afinal, o que procurar em uma alternativa ao Microsoft Office?

Ao avaliar as alternativas ao Microsoft Office, bem como Microsoft 365, não procure replicar todas as funcionalidades, apenas as que realmente você precisa e que usa mais. Dependendo da sua situação, isso pode significar um aplicativo robusto para criar planilhas, apresentações ou a capacidade de acessar arquivos de qualquer lugar e compartilhá-los com membros da sua equipe remota.

Então, procure uma suíte que, além de trazer alternativas ao Word, Excel e PowerPoint, possa abrir e editar os formatos do Microsoft Office sem muitos problemas. Além disso, a forma como você acessa os recursos de uma suite de escritório importa tanto quanto as características próprias.

Você precisa também ter a certeza de que está confortável com a forma na qual uma suíte apresenta suas ferramentas e que não precisará procurar muito para encontrar aquelas funcionalidades que mais deve usar durante a edição dos seus documentos.

Além disso, você pode precisar criar arquivos de maneira colaborativa com a sua equipe. Se este for o caso, procure uma alternativa que inclua suporte para compartilhamento de arquivos em nuvem, bem como a capacidade de permitir que outras pessoas colaborem com a criação de seu documento em tempo real.

Você usa alguma dessas alternativas ao Microsoft Office? Deixe-nos saber seus pensamentos sobre o assunto com uma mensagem nos comentários abaixo.

Os livros mais vendidos na Amazon.