Ver ofertas na Amazon Ver ofertas na Amazon

Lançado o Regata OS 25 ''Maverick'', saiba o que há de novo

Lançado o Regata OS 25 ''Maverick'', saiba o que há de novo

O Regata OS 25 “Maverick” já está disponível para download. Inicialmente, a nova versão do sistema operacional foi liberada aos poucos via atualização do sistema para os usuários já existentes. Contudo, agora um arquivo ISO atualizado já está disponível para aqueles que desejam fazer novas instalações.

Entre os destaques, está o KDE Plasma 6.3, que chega com novas correções e melhorias como, por exemplo, o recurso de dimensionamento fracionário que foi reformulado para ajustar a imagem melhor à grade de pixels da tela, reduzindo o desfoque e produzindo imagens mais nítidas e definidas.

Além disso, para aqueles que amam personalizar a área de trabalho, deixando tudo do seu jeito, o novo Plasma 6.3 facilita a clonagem de painéis quando o usuário está no modo de edição.

Outras mudanças incluem melhorias no aplicativo Monitor do Sistema, que agora faz menos uso de recursos da CPU, bem como exibe com mais detalhes informações de uso do processador, e se as notificações chegarem quando o modo Não Perturbe estiver ativo o Plasma agora mostrará apenas o número de notificações disponíveis.

Para mais detalhes, não deixe de conferir o anúncio oficial do KDE Plasma 6.3.

O Linux Kernel 6.13 está aqui

Como de costume, novas versões principais do Regata OS chegam com a versão estável mais recente do Linux Kernel, algo que ajuda no suporte adequado para novos hardwares. Desta vez não poderia ser diferente, com o Regata OS 25 chegando com o Linux Kernel 6.13 “sob o capô”.

Os destaques incluem: um novo driver HID para dar suporte a dispositivos da Kysona, que atualmente mostra o estado da bateria do mouse gamer Kysona M600 (mais dispositivos devem ser adicionados com o tempo), suporte para a especificação NVMe 2.1 e a capacidade para desabilitar o recurso Zero RPM das GPUs Radeon 7000.

Além disso, com o novo Linux Kernel 6.3, os processadores AMD EPYC 9005 agora usam o driver AMD P-State, foi adicionado o driver AMD 3D V-Cache Optimizer para ajudar CPUs AMD Ryzen X3D e foi corrigido um problema com atualizações de microcódigo de CPUs AMD Zen 1/Zen 2 que causavam lentidão na inicialização.

Por fim, há suporte a arquivos que não diferenciam maiúsculas de minúsculas para Tmpfs para ajudar com o Steam Play e Flatpaks, novo suporte de hardware de som para AMD, Allwinner, Cirrus Logic e outros hardwares, bem como suporte ao Platform Profile para a interface WMAX presente nesses laptops Dell/Alienware.

Para mais detalhes técnicos sobre o Linux Kernel 6.13, não deixe de conferir este artigo bem completo do Phoronix.

Compilador de shaders ACO habilitado por padrão para GPUs pré-RDNA

Somado ao Linux Kernel 6.13 está o Mesa 25, que habilita por padrão o back-end do compilador de shaders ACO para GPUs pré-RDNA (GCN) com o RadeonSI Gallium3D, o driver OpenGL para GPUs AMD.

O ACO, abreviação para AMD COmpiler, é um esforço liderado pela Valve para criar um compilador de shaders com melhor desempenho e otimizado para o driver gráfico Radeon.

Além de tentar gerar os shaders mais rápidos, o ACO também visa fornecer compilação de shaders rápida, como alternativa ao backend do compilador de shaders AMDGPU LLVM. Inicialmente, o ACO foi criado para o driver Vulkan RADV, mas agora está implementado no driver OpenGL RadeonSI.

Ainda no lado da AMD, há suporte para a Vulkan 1.4 com o driver Vulkan RADV e suporte inicial para um novo recurso de fila de processos para enviar trabalho diretamente para a GPU AMD, para ignorar mais da sobrecarga do driver do kernel. Por outro lado, o driver Vulkan ANV para GPUs Intel agora também suporta decodificação de vídeo AV1 e outros novos recursos.

Download do Regata OS 25

Você pode atualizar agora mesmo para o Regata OS 25 através do aplicativo Regata OS Update. Contudo, aqueles que desejam realizar uma nova instalação podem baixar a imagem ISO do Regata OS 25 a partir do site oficial.

Os livros mais vendidos na Amazon.