Ver ofertas na Amazon Ver ofertas na Amazon

Lançado o Regata OS 21 Challenger; confira as principais novidades



Já está disponível para download e instalação o Regata OS 21 Challenger, que chega para aprimorar ainda mais a experiência e usabilidade da área de trabalho, graças a implementação do mais novo ambiente gráfico Plasma 5.22, que está "mais estável que nunca" graças aos esforços do projeto KDE.

"Ao limpar e reorganizar o código em segundo plano, o ambiente gráfico Plasma agora permite maior capacidade de resposta e performance, ajudando você a se tornar ainda mais produtivo sem surpresas. Desfrute de uma experiência suave com o ambiente gráfico Plasma 5.22", diz os desenvolvedores no anúncio oficial.

Graças as melhorias no desempenho, o novo Plasma 5.22 promete ser mais agradável de usar quando comparado com versões anteriores do ambiente gráfico (incluindo a versão presente no Regata OS 20), bem como proporciona uma maior suavidade e consistência nas transparências, borrões, ícones e animações.

Novo menu de aplicativos


Agora ficou mais rápido e fácil do que nunca encontrar seus apps com o novo menu de aplicativos (lançador de aplicativos) do Plasma. O menu agora conta com dois painéis para tornar mais fácil localizar seus apps e vem com entrada melhorada de teclado, mouse e touch, sendo acessível em toda sua interface.
Além disso, também está presente uma exibição alfabética na seção “Todos os aplicativos”, visualização em grade para seus apps favoritos e todos os botões de energia (“Suspender”, “Reiniciar”, “Desligar”, etc.) na parte de baixo do menu, estando sempre visíveis e disponíveis.

Melhorias na bandeja do sistema


Os elementos gráficos na bandeja do sistema agora possuem uma aparência melhor e também são bem mais funcionais. O Plasma 5.22 introduz um relógio remodelado que não só melhora o seu aspecto, como também passa a exibir a data em baixo da hora ou ao lado, na mesma linha, para facilitar a leitura. Uma melhoria relacionada é que a aparência do calendário que aparece quando se clica sobre o relógio foi bastante modificada, estando agora mais funcional e dando ao usuário mais informações no mesmo espaço.
Outra mudança importante é que agora é possível selecionar os perfis dos dispositivos de áudio a partir do ícone de volume na bandeja do sistema. Isto basicamente significa que agora você poderá mudar a saída de áudio dos alto-falantes internos para, por exemplo, a sua TV através de conexão via HDMI com apenas alguns cliques e sem ter de passar pela janela de configuração do áudio.

Regulando o processador para o máximo desempenho


Agora ficou mais fácil regular o uso do processador, alternando entre os modos "performance" e "economia de energia", com este último sendo o padrão. É possível realizar a configuração através do aplicativo Configurações gráficas, que ajuda os usuários a configurar o sistema para que possam aproveitar ao máximo o seu hardware.
Além disso, também é possível desativar os efeitos da área de trabalho com um só clique, o que pode ser útil em hardwares bem mais simples onde a GPU não consegue entregar uma área de trabalho fluida. Lembrando que ajustes mais compelxos podem ser feitos acessando as Configurações do sistema ➞ Tela e monitor ➞ Compositor.

Mais melhorias para os jogadores


O Regata OS agora traz suporte para o controle DualSense do PlayStation 5, graças aos recentes trabalhos da Sony no kernel Linux, e conta mais melhorias para os jogos do Windows rodando com o Game Access ou Steam Play, que além do habitual suporte para o Fsync, recurso que promete reduzir a sobrecarga da CPU enquanto aprimora o suporte para jogos que fazem uso do multithread, também inclui alguns ajustes que ajudam a reduzir stuttering ao executar games com o DXVK.

Além disso, também há suporte para a tecnologia AMD FreeSync/Adaptive-Sync via HDMI e suporte para o Amazon Luna Controller.

Mais aprimoramentos "sob o capô"


O Regata OS 21 traz o mais recente Linux Kernel 5.13, que implementa um novo driver de resfriamento para CPUs Intel, ajudando a reduzir o clock da CPU em um limite de temperatura inferior ao padrão, o KVM traz melhorias AMD SEV e Intel SGX para VMs convidadas, suporte inicial para o hardware acelerador AMD Aldebaran e suporte para os chips Realtek RTL8156 e RTL8153D.

Além disso, o teclado do laptop Lenovo Thinkpad X1 agora “simplesmente funciona” com Linux Kernel 5.13, Apple Magic Mouse 2 ganha suporte para modo multi-touch e relatórios de bateria, há suporte para touchpad e teclado para modelos mais recentes de laptops Microsoft Surface (incluindo melhor suporte para notebooks Microsoft Surface mais antigos) e o LED de silenciamento do microfone no HP EliteBook 845 G8 agora funciona conforme o esperado.

A nova versão do kernel também traz suporte para uma série de touchscreen, incluindo as telas sensíveis ao toque Azoteq IQS626A, MStar msg2638, Ilitek I2C 213X e Hycon hy46xx.

Download do Regata OS 21 Challenger


O Regata OS 21 Challenger já está disponível para download a partir do site oficial. Após fazer o download da imagem ISO, basta usar um aplicativo como o Etcher para copiar a imagem para um pendrive. Não se esqueça de antes formatar o pendrive com o sistema de arquivos FAT32.

Você pode executar o Regata OS no seu computador no modo live, o que lhe permite dar uma conferida no sistema operacional sem ter que instalar ou fazer quaisquer alterações na sua máquina.

Os livros mais vendidos na Amazon.