Ver ofertas na Amazon Ver ofertas na Amazon

KDE Plasma: 5 passos para dominar o gerenciador de partições do ambiente gráfico

O Gerenciador de Partições do KDE é um utilitário do ambiente gráfico Plasma, padrão no Regata OS, que ajuda os usuários a gerenciar os dispositivos de disco, suas partições e sistemas de arquivos. A ferramenta permite facilmente criar, copiar, mover, excluir, redimensionar sem perder dados, criar backup e restaurar partições.

Além de simples e fácil de usar, o gerenciador de partições do KDE Plasma possui suporte para os mais variados sistemas de arquivos, incluindo ext2/3/4, btrfs, reiserfs, NTFS, FAT16/32, JFS, XFS, entre outros. Confira 5 passos para dominar o utilitário e gerencie melhor seus discos e partições no KDE:

1. Como formatar uma partição ou dispositivo USB

Para formatar uma partição ou um pendrive USB, por exemplo, primeiro selecione no lado esquerdo da janela do utilitário o dispositivo desejado, para visualizar mais informações sobre o particionamento e ter acesso as opções de gerenciamento para o dispositivo.

Agora, clique com o botão direito do mouse sobre a partição que deseja formatar e, no menu, escolha a opção "Apagar". Logo em seguida, clique novamente com o botão direito do mouse sobre a mesma partição e, desta vez, escolha no menu a opção "Nova".

Na nova janela que se abrir, escolha o sistema de arquivos, legenda e tamanho. Caso você esteja criando uma nova partição com um sistema de arquivos do Linux, como Ext4 ou Btrfs, escolha no campo "Permissões" se todos poderão usar a partição (incluindo o seu usuário) ou se apenas o root (super usuário) poderá usar a partição.

No caso de um pendrive, por exemplo, ao usar os sistema de arquivos FAT32 e exFAT (bem como o NTFS para um HD externo, por exemplo), não será necessário escolher permissão de acesso, com o dispositivo USB podendo ser usado por qualquer usuário do sistema ou em qualquer PC. Depois de configurar como será a nova partição, clique no botão "OK".

Na parte inferior da janela principal do utilitário, você verá as "Operações pendentes", para que você possa cancelar ou desfazer alguma ação. Caso queira prosseguir, clique no botão "Aplicar", localizado no canto superior esquerdo da janela, para iniciar as operações.

2. Como redimensionar uma partição

Para redimensionar uma partição, primeiro escolha o dispositivo na barra lateral. Em seguida, clique com o botão direito do mouse sobre a partição desejada e, no menu, clique em "Redimensionar/mover". Na nova janela que se abrir, digite o tamanho que você quer para a partição no campo "Tamanho".

O espaço live no disco será exibido no campo "Espaço livre depois", para que você possa saber o espaço que estará disponível no disco ao redimensionar uma partição, seja diminuindo o aumentando o tamanho, caso exista espaço sobrando no disco, por exemplo. Quando tudo estiver concluído, clique no botão "OK".

Agora, para prosseguir com as mudanças, clique no botão "Aplicar", que fica localizado no canto superior esquerdo da janela principal do Gerenciador de Partições do KDE.

3. Como apagar uma partição

Com o dispositivo já devidamente selecionado na barra lateral, escolha a partição que deseja excluir e clique com o botão direito do mouse sobre ela. Em seguida, no menu, clique em "Apagar" para marcar a partição para exclusão. Depois clique no botão "Aplicar", localizado no canto superior esquerdo da janela principal.

4. Como criar uma nova partição

Para criar uma nova partição, escolha o dispositivo desejado na barra lateral da janela do utilitário. Em seguida, clique com o botão direito do mouse sobre o espaço vazio (não particionado) no dispositivo (geralmente identificado como "não alocado" e/ou partição "desconhecida") e, no menu, clique em "Nova".

Agora, escolha o sistema de arquivos e ajuste o tamanho, que pode ser definido usando o campos de texto ou arrastando as extremidades do gráfico exibido da partição. Se necessário, selecione também quem poderá usar a nova partição, ou seja, todos os usuários (incluindo você) ou apenas o root (super usuário).

Depois clique no botão "OK" para salvar as mudanças em "Operações pendentes", para que você possa desfazer, caso necessário. Com tudo pronto, clique no botão "Aplicar", localizado no canto superior esquerdo da janela principal do gerenciador de partições do ambiente gráfico KDE Plasma.

5. Como ativar a montagem automática de um partição

Com o dispositivo onde se encontra a partição desejada devidamente selecionado na barra lateral na janela do utilitário, clique com o botão direito do mouse sobre ela e, no menu, escolha "Editar ponto de montagem".

Na nova janela que se abrir, no campo "Caminho", selecione o local onde a partição será montada (por exemplo, sua pasta pessoal: /home/seu-usuario). Em seguida, deixe a opção "Sem montagem automática" desativada caso queira que a partição seja montada automaticamente na inicialização do sistema.

Simples, mas recheado de recursos

Embora o Gerenciador de Partições do KDE conte com uma interface simples, permitindo que o usuário descubra rapidamente como tudo funciona, não se pode negar que a ferramenta possui recursos avançados para ajudar na hora de gerenciar partições e discos.

Além das funcionalidades apresentadas anteriormente, o utilitário também permite, por exemplo, verificar e reparar partições, destruir partição e fazer cópia de segurança.

Contudo, os passos apresentados acima já serão suficientes para você dominar a ferramenta e melhor gerenciar partições e discos no KDE Plasma.

Os livros mais vendidos na Amazon.