Ver ofertas na Amazon Ver ofertas na Amazon

Regata OS 21.0.17 chega com o novo KDE Plasma 5.23.3, Mesa 21.3 e mais


O Regata OS acaba de ganhar mais uma nova versão, o update 21.0.17, que chega trazendo o novo KDE Plasma 5.23.3, a versão estável mais recente do ambiente gráfico, que chega repleto de correções e melhorias, permitindo uma melhor experiência com a área de trabalho do Regata OS.

Além disso, o KDE Plasma 5.23.3 traz o novo recurso “focus ring (“anel de foco” em tradução livre), que aumenta o efeito de foco, por exemplo, dos botões no geral, caixas de seleção, caixas de combinação e campos de texto. Essa mudança foi trazida do próximo lançamento KDE Plasma 5.24 para atual versão do ambiente gráfico para resolver vários problemas relacionados ao foco que foram relatados pelos usuários e tornar muito mais fácil distinguir visualmente esses elementos da UI em um relance.

Outras mudanças interessantes incluem melhorias no ícone de rede disponível na bandeja do sistema, para permitir que você se conecte a um servidor OpenVPN com um certificado .p12 protegido por senha, há correção para uma falha que pode ocorrer ao iniciar o aplicativo Monitor do Sistema (KSysGuard) e melhorias no clique com o botão direito do mouse nos ícones de aplicativos GTK na área da bandeja do sistema.

Drivers atualizados para os jogadores


Como o foco do Regata OS também é atender melhor os jogadores, o update 21.0.17 também traz drivers atualizados para hardware gráfico AMD, garantindo o suporte para numerosas novas extensões Vulkan, permitindo melhor suporte para jogos do Windows rodando com o Proton/Steam Play ou através do Regata OS Game Access e outras soluções como o Lutris.

Para placas de vídeo AMD com arquitetura RDNA2, o suporte para o recurso "Next-Gen Geometry Culling" (NGGC) agora está ativado por padrão para ajudar no desempenho em alguns cenários. Além disso, GPUs RDNA2 também devem se beneficiar com o suporte para decodificação AV1 via VA-API.

Para aqueles mais entusiastas, agora há suporte para ray-tracing, incluindo suporte para placas de vídeo mais antigas. Porém, vale lembrar que a implementação ray-tracing para GPUs AMD ainda não foi bem otimizada e o desempenho provavelmente será lento. Contudo, embora ainda em faze experimental, pelo menos o recurso está amadurecendo.

Essas melhorias de drivers só são possíveis graças a chegada do Mesa 21.3, que fornece vários drivers e bibliotecas que são essenciais para hardware AMD e Intel. Mas é importante lembrar também que os donos de placas de vídeo NVIDIA também tem acesso a última versão estável do driver de vídeo NVIDIA no Regata OS.

Para quem precisa de ajuda: Suporte do Regata OS


Quem também recebeu um pouco mais de atenção nessa nova atualização do Regata OS foi o aplicativo Suporte do Regata OS, onde foi corrigida a opção de atualização manual dos repositórios e agora o fórum é aberto no navegador padrão do sistema, o que ajuda a solucionar problemas de compatibilidade do login do fórum de suporte.


Queremos deixar um agradecimento especial para aqueles que apoiam o Regata OS através do Premium, nos ajudando a manter o projeto vivo. Para mais novidades sobre o Regata OS, fique ligado no Regata OS Magazine!

Os livros mais vendidos na Amazon.