Assinando PDF no Regata OS com o visualizador de documentos Okular


Se você procura uma maneira fácil e rápida de assinar seus arquivos PDF no Regata OS, certamente ficará feliz em saber que o visualizador de documentos Okular possui suporte para assinaturas digitais de arquivos PDF. O aplicativo possui uma grande gama de funcionalidades que lhe permite gerir facilmente os seus documentos.

Para poder assinar um documento, você primeiro precisa ter um certificado de assinatura "PKCS" adequado disponível em seu sistema. O Okular não tem a capacidade de criar esses certificados, pois eles precisam ser emitidos por autoridades de certificação para serem úteis para validação. Isso basicamente significa que você precisa, por exemplo, ter um token que possa ser usado com softwares como o SafeSign Identity Client e Safenet Authentication Client, que estão disponíveis para instalação a patir da loja de aplicativos do Regata OS.

Com os detalhes anteriores em mente, para adicionar assinaturas digitais em documentos PDF com o Okular, acesse o menu "Ferramentas", que fica localizado na parte superior da janela do aplicativo, em seguida clique em "Assinar digitalmente..." e desenhe um retângulo onde deseja ter a dica visível para a assinatura eletrônica. Uma caixa de diálogo solicitará a chave privada a ser usada, caso haja várias. Selecione a que deseja usar e digite a senha da sua chave.


Você pode verificar a assinatura digital do documento usando, por exemplo, o LibreOffice , o Adobe Acrobat (no Windows) ou usando sites como o DocuSign. Contudo, vale lembrar que o próprio Okular, é claro, também é capaz de identificar arquivos PDF assinados, com uma barra aparecendo acima da visualização da página após a abertura de um arquivo assinado, permitindo que você abra o painel "Assinaturas" para inspecionar a assinatura do PDF e seu certificado.



Configurando o caminho do banco de dados de certificados


Quando os softwares SafeSign Identity Client e Safenet Authentication Client são instalados através da loja de aplicativos do Regata OS, as bibliotecas responsáveis pela leitura dos dispositivos token já são devidamente configuradas no Mozilla Firefox (o navegador padrão no Regata OS) para o usuário atual do sistema. Isso tira a necessidade do usuário fazer configurações adicionais, já que o Okular usa por padrão o caminho para o banco de dados de certificados do Firefox.

Contudo, caso você queira usar um diretório diferente de banco de dados de certificados com o Okular, vá ao menu superior "Configurações" e, em seguida, clique em "Configurar infraestruturas...". Na nova janela que se abrir, clique na opção "PDF", que fica disponível na barra lateral. Agora, procure a sessão "Banco de dados de certificados" e marque a opção "Personalizado", para que você possa navegar pelo gerenciador de arquivos até o diretório contendo o banco de dados de certificado que você deseja usar.
Com tudo devidamente configurado, salve as mudanças e reinicie o aplicativo. Em seguida, serão mostradas as chaves disponíveis na mesma janela de configuração do banco de dados de certificados.

Esperamos que esse tutorial possa ser de grande ajuda para você. Se você ainda ficou com dúvidas ou se tem testado o recursos de assinatura de documentos PDF do Okular no Regata OS e quer dar seu feedback, fique a vontade para compartilhar seus pensamentos no campo de comentários logo abaixo.
Tecnologia do Blogger.