Ver ofertas na Amazon Ver ofertas na Amazon

Atualização do Regata OS traz o novo Plasma 5.23.4 e melhorias para GPUs AMD


Foi lançado no último sábado (04) mais uma nova atualização para o Regata OS (update 21.0.18) que chega trazendo o mais recente KDE Plasma 5.23.4. Entre os principais destaques da nova versão do ambiente gráfico está a adição do applet Touchpad, que estava presente na série anterior do ambiente gráfico, a 5.22, mas que tinha sido removido na série atual. Agora, o applet foi restaurado para ajudar os donos de laptops com o status atual do touchpad.

O Applet Touchpad foi reativado.

Além disso, o novo Plasma 5.23.4 também traz melhorias para a notificação sobre o nível crítico da bateria, que agora desaparece automaticamente quando você conecta o laptop ao carregador, e aprimora a caixa de diálogo "reverter essa alteração" na sessão Tela e monitor no painel de Configurações do sistema para ter uma melhor aparência ao usar um idioma com palavras longas, como alemão ou português do Brasil, e reintroduz um plano de fundo animado e desfocado para a tela de logout.

A nova versão do ambiente gráfico também traz aprimoramentos para alguns detalhes da UI, deixando os aplicativos — como o Inkscape ou FileZilla, que fazem uso da tecnologia GTK3 — com um aspecto mais agradável.

Mais melhorias nos apps do Regata OS


Além da implementação da versão mais recente e estável do ambiente gráfico KDE Plasma, que aprimora vários aspectos da área de trabalho do Regata OS, proporcionando uma melhor experiência para os usuários, os aplicativos do Regata OS também receberam melhorias e correções, como é o caso do Regata OS Update, que não deve mais apresentar problemas na atualização de aplicativos.

Isso basicamente significa que o Regata OS Update volta a buscar e instalar atualizações corretamente quando os updates automáticos estão ativados — que é o comportamento padrão do Regata OS Update.

Além disso, o Regata OS Game Access recebeu mais melhorias no suporte para a Vulkan e corrige a instalação do DXVK e VKD3D-Proton, que permitem rodar os jogos do Windows desenvolvidos com o D3D10/11/12/ sobre a Vulkan.

Mais atualizações de driver para GPUs


Quem também chegou com o Regata OS 21.0.18 foi o Linux Kernel 5.15, que traz um novo driver para lidar com o sistema de arquivos NTFS, suporte oficial para hardware gráfico Intel Xe HP e DG2/Alquimista, suporte aprimorado para o monitoramento de temperatura com APUs AMD Zen 3 e foram adicionadas impostantes correções para o suporte a suspensão com modelos de laptops AMD mais recentes.

Além disso, também foi adicionado suporte para gráficos AMD Cyan Skillfish, suporte inicial para GPUs Intel XeHP e DG2/Alchemist e o driver de áudio para as APUs AMD Van Gogh também está disponível, com o Steam Deck estando entre os hardwares que devem se beneficiar.

Por último, mas não menos importante, a biblioteca gráfica Mesa também foi atualiza, estando agora na versão 21.3.1, que traz correção para o Yuzu, um emulador livre e de código aberto do console Nintendo Switch, bem como para os jogos Metro Exodus e Forza Horizon 5.

Queremos deixar um agradecimento especial para aqueles que apoiam o Regata OS através do Premium, nos ajudando a manter o projeto vivo. Para mais novidades sobre o Regata OS, fique ligado no Regata OS Magazine!

Os livros mais vendidos na Amazon.