Ver ofertas na Amazon Ver ofertas na Amazon

Lançado o Regata OS 22 ''Discovery'', confira as novidades



Foi finalmente lançado o Regata OS 22, codinome "Discovery", que chega trazendo mais correções e melhor suporte para novos hardwares. O novo KDE Plasma 5.25, o ambiente gráfico padrão, certamente é um dos principais responsáveis pelas mudanças que serão mais perceptíveis pelo usuário. Entre as novidades, podemos citar melhor suporte para gestos no touchpad, o efeito de visão geral agora mostra todas as janelas abertas e áreas de trabalho virtuais e muito mais.

Melhorias para telas sensíveis ao toque


Outra mudança bastante interessante do KDE Plasma 5.25 é o melhor suporte para telas sensíveis ao toque: agora é possível ativar o recurso "Touch Mode" desconectando a tela, girando-a 360° ou ativando-a manualmente. Isso basicamente significa que "se o seu laptop suportar desanexar ou girar o teclado, o Touch Mode será ativado". Caso isso não aconteça automaticamente, ainda é possível habilitar manualmente o recurso para telas sensíveis ao toque indo até as Configurações do sistema, clicando na guia Comportamento do espaço de trabalho e em Touch Mode selecionando a opção "Sempre habilitado".

Quando o Touch Mode está habilitado, o Gerenciador de Tarefas e a Bandeja do Sistema tornam-se maiores, tornando mais fácil selecionar os itens usando apenas os dedos. Também é possível personalizar o tamanho dos ícones quando o Touch Mode está desativado.

Além disso, as barras de título das janelas ficam mais altas quando o Touch Mode está ativado, facilitando pressionar, arrastar e fechar janelas com toque. Os itens do menu de contexto também sofrem mudanças, ficando mais altos, dando ao usuário mais espaço para tocar no item desejado.

Suporte inicial para dispositivos Microsoft Surface


Somado aos aprimoramentos para telas sensíveis ao toque do Plasma, o Regata OS 22 traz melhor suporte para dispositivos Microsoft Surface. Entre os modelos suportados, estão: Surface Book, Surface Book 2 e Surface Laptop, Surface Laptop 2.

Como os dispositivos Surface foram pensados para executar Windows, alguns recursos e funcionalidades do hardware podem não estar disponíveis ao executar o Regata OS. Além disso, os seguintes modelos ainda não são compatíveis: Surface RT 1, Surface RT 2 e Surface Pro X (SPX).

Contudo, para verificar se o Regata OS 22 suporta o seu dispositivo, basta desativar o recurso Secure Boot no BIOS e rodar o sistema no modo live, iniciando-o através de um pendrive. Isso permite que você teste o Regata OS sem precisar instalar o sistema operacional no disco.

Mais mudanças


Para proporcionar melhor suporte para hardwares mais recentes, o Regata OS 22 chega com o mais novo Linux Kernel 5.18, que inclui um novo driver para sensores de energia para processadores AMD Zen 2 e mais recente, o modo de vídeo FreeSync agora é habilitado por padrão, suporte para gráficos Intel Alder Lake N, aprimorado o monitoramento de sensor para placas-mãe ASUS mais recentes e melhor suporte para teclado Apple.

No lado dos jogos, o Regata OS Game Access também recebeu melhorias significativas, incluindo melhor suporte para games disponíveis através da Epic Games Store, como Borderlands: The Pre-Sequel, Borderlands 2, Sid Meier's Civilization VI, XCOM 2, Bioshock 1 Remastered, Bioshock 2 Remastered e Bioshock Infinite.

Além disso, também foram corrigidos problemas envolvendo a execução de jogos através do Ubisoft Connect e Origin, com este último ainda sendo necessário desativar o recurso "Origin no jogo".

Download do Regata OS 22


Você pode baixar o Regata OS 22 Discovery agora mesmo através da página de download do site oficial. Quando o download da imagem ISO estiver concluído, basta usar um aplicativo como o balenaEtcher para gravar o arquivo ISO em um pendrive.

Os livros mais vendidos na Amazon.