Ver ofertas na Amazon Ver ofertas na Amazon

KDE Plasma: como ativar a montagem automática de discos e partições

Ativar a montagem automática de discos e partições pode ser bastante útil para quando se deseja acessar arquivos de maneira rápida, sem se preocupar com a montagem manual do disco para, por exemplo, acessar rapidamente arquivos de texto, planilha e apresentação, que foram salvos em um disco externo, ou para ter sempre disponível a sua biblioteca de jogos, que se encontra em outro HD.

Os discos e partições escolhidos por você serão montados automaticamente na inicialização do sistema ou quando você conectá-los manualmente ao PC, no caso de discos externos ou de pendrives USB. Seja qual for o caso, será você quem determinará quando e se os discos e partições serão montados automaticamente.

Como ativar a montagem automática de discos e partições no KDE Plasma?

Para ativar a montagem automática de disco no KDE Plasma, vá até as Configurações do sistema e clique na sessão Armazenamento removível. Em seguida, clique em Dispositivos removíveis para ter acesso a um lista de dispositivos removíveis, discos e partições.

Agora comece a selecionar quais discos serão montados automaticamente na inicialização do sistema ou quais deles só serão montados automaticamente apenas quando forem conectados ao seu PC.

Você pode identificar os discos e partições verificando o tamanho total ou o ponto de montagem. Para isso, vá até o gerenciador de arquivos Dolphin, escolha um disco ou partição na barra lateral da janela e clique com o botão direito do mouse sobre o dispositivo. No menu que aparecer, clique em Propriedades para exibir mais detalhes sobre o dispositivo.

Na nova janela que se abrir, procure por "Montado de", para identificar o ponto de montagem, e "Espaço livre" para saber o tamanho do disco ou partição. Isso irá ajudar você a escolher corretamente o dispositivo, no caso de dúvida sobre qual escolher, para configurar montagem automática.

Problema ao montar partições do Windows

Se você possui um dual-boot com o Windows 8/8.1/10, por exemplo, você pode enfrentar dificuldades ao tentar montar alguma partição do Windows no Linux/Regata OS. Trata-se de um problema comum, que é causado pela nova forma como as versões mais recentes do sistemas operacional da Microsoft ligam e desligam o computador.

A forma mais rápida (ou nem tanto) de resolver esse problema é iniciando o Windows e, em vez de desligar, reinicie o sistema. Em seguida, antes do Windows iniciar, escolha o Regata OS nas opções de inicialização, caso o Regata OS não esteja como primeira opção de inicialização da máquina.

Contudo, o problema poderá voltar novamente assim que você voltar a desligar o PC usando o Windows. Para resolver o problema de forma definitiva, no Window, pesquise no menu iniciar por "opções de energia" e clique na primeira opção.

Em seguida, na nova janela que se abrir, clique em "Escolher a função dos botões de energia" e depois em "Alterar configurações não disponíveis no momento". Agora, desmarque a opção "Ligar inicialização rápida (recomendado)" e clique no botão Salvar alterações.

Pronto! Agora você poderá alternar livremente entre o Windows e Regata OS sem se preocupar com problemas relacionados com a montagem de disco.

Os livros mais vendidos na Amazon.