Ver ofertas na Amazon Ver ofertas na Amazon

Lançado o Regata OS 22.1 com novo KDE Plasma e aprimoramentos "sob o capô"

Lançado o Regata OS 22.1 com novo KDE Plasma e aprimoramentos sob o capô

Foi lançada na última segunda-feira (16) a primeira atualização do Regata OS para 2023. Trata-se do update 22.1.0, que chega trazendo uma nova versão do ambiente gráfico KDE Plasma, a 5.26.5, que conta com correção para os mais variados problemas encontrados pelos usuários, e aprimoramentos "sob o capô".

Começando com o KDE Plasma 5.26.5, trata-se da quinta e última atualização para a série 5.26.x do ambiente gráfico, como o foco agora sendo direcionado para o Plasma 5.27. As mudanças incluem correções para aspectos visuais, incluindo interfaces e telas de configurações. Além disso, o applet Plasma NetworkManager (plasma-nm) agora se conecta a redes pessoais WPA3.

Há um total de 55 mudanças incluídas na nova versão do ambiente gráfico, que devem ajudar a aprimorar ainda mais a experiência dos usuários. Então, para conferir a lista completa com todas as alterações e obter mais detalhes técnicos, não deixe de conferir as notas de lançamento.

Aprimoramentos "sob o capô"

O Regata OS agora conta com o mais recente Linux Kernel 6.1, que garante aprimoramentos sob o capô e melhor suporte para novos hardwares, bem como conta com correções para modelos hardwares já consagrados no mercado.

Entre os principais destaques da nova versão do kernel, está a adição do driver AMD Platform Management Framework (PMF), que promete aprimorar a eficiência térmica/energia e o ruído para os sistemas AMD Ryzen de próxima geração, e otimizações de desempenho para o sistema de arquivos Btrfs, que vem aos poucos ganhando terreno e expandindo o uso no desktop e servidor com Linux.

Além disso, há uma variedade de melhorias para drivers gráficos de código aberto, desde melhor manuseio de firmware de GPU Intel e mais melhorias DG2/Alchemist até o trabalho contínuo no suporte a gráficos AMD Radeon RDNA3.

Também foram adicionadas diversas mudanças para os drivers de DRM (Direct Rendering Manager) Intel e AMDGPU nesta nova versão do kernel, mas nenhuma mudança realmente grande. Espera-se que o suporte para a GPU Intel Arc Alchemist DG2 seja considerado estável com a chegada do Linux Kernel 6.2.

Mais correções para os apps do Regata OS

Os aplicativos do Regata OS também receberam correções, como é o caso do Game Access, que agora deve executar corretamente o jogo League of Legends, a fila de instalação da loja de apps Regata OS Store agora deve funcionar como o esperado e o app Max-Q agora deve exibir corretamente informações de placas de video NVIDIA.

League of Legends no Regata OS com o Game Access

Agradecemos todo o feedback enviado pela comunidade, seja pelos nossos grupos no Telegram, através do Reddit ou por meio do nosso fórum de suporte.

Os livros mais vendidos na Amazon.