Ver ofertas na Amazon Ver ofertas na Amazon

Valve corrige o driver Vulkan para placas AMD no Linux, beneficiando o jogo RAGE 2

Valve corrige o driver Vulkan para placas AMD no Linux, beneficiando o jogo RAGE 2

Embora Rage 2 faça uso da API gáfica Vulkan, o jogo nunca foi portado para Linux. No entanto, graças ao Steam Play (Proton), era possível executá-lo no Linux, até que no início de setembro do ano passado uma atualização para o RADV, driver Vulkan de código aberto do Linux para placas AMD, acabou quebrando o game no Linux.

A boa notícia agora é que Samuel Pitoiset, que faz parte da equipe de desenvolvedores Linux da Valve, que foram contratados especialmente para trabalhar em cima do sistema do pinguim com foco nos jogos, preparou uma correção para o driver RADV, que permitirá que os jogadores possam novamente executar RAGE 2 no Linux.

O problema acontece porque o jogo em si está configurando incorretamente a área de renderização, o que acaba gerando erros com o recurso de renderização dinâmica do RADV. A solução foi adicionar ao driver uma camada que possa definir a área de renderização para as dimensões do framebuffer, ajudando a corrigir a renderização dos gráficos.

A correção do RADV para o jogo chegará com as próximas atualizações do Mesa, um super pacote com drivers e bibliotecas gráficas para Linux, o que inclui o Mesa 23.1 (ainda em desenvolvimento) e, esperançosamente, o próximo lançamento Mesa 22.3.5, que deve chegar em 8 de fevereiro.


FONTE: Phoronix
Os livros mais vendidos na Amazon.