Ver ofertas na Amazon Ver ofertas na Amazon

Firefox 110 chega com melhor desempenho para WebGL e Canvas 2D acelerado por GPU

Firefox 110 chega com melhor desempenho para WebGL e Canvas 2D acelerado por GPU no Linux

A Mozilla lançou nesta terça-feira (15) mais uma nova versão do Firefox, a 110, que chega trazendo mais melhorias e correções. Entre os destaques, está o suporte para importar favoritos, histórico e senhas dos navegadores Opera, Opera GX e Vivaldi. Em versões anteriores do browser, já era possível importar dados do Microsoft Edge, Google Chrome, Chromium e Safari (para os usuários do macOS).

Outra mudança, no mínimo, interessante que chega com o Firefox 110 é o suporte para Canvas 2D acelerado por GPU ativado por padrão no Linux. Além disso, também há melhorias de desempenho para a API WebGL. Diferente da API Canvas, que foca amplamente em gráficos 2D, o WebGL renderiza gráficos 2D e 3D acelerados por hardware.

O Firefox Colorways, conjunto de temas baseados em cores para o navegador, não estão mais disponíveis "da mesma forma", segundo a Mozilla. A fundação já havia anunciado o fim da plataforma para 16 de janeiro de 2023. Agora, a mudança chega oficialmente à nova versão do browser. Contudo, as opções salvas e ativas do Colorways ainda podem ser acessadas no menu de Add-ons — e você segue contando com os temas tradicionais do Firefox à sua disposição.

"Colorways não estão mais disponíveis no Firefox, pelo menos não da mesma maneira. Você ainda pode acessar seus Colorways salvos e ativos selecionando Extensões e Temas nas Configurações do Firefox. Além disso, agora você pode instalar Colorways de todas as coleções anteriores visitando Colorways by Firefox no site Mozilla Add-ons", diz a Mozilla.

Por último, mas não menos importante, a nova versão do navegador também conta com várias correções de segurança e de bugs. Para mais detalhes, não deixe de conferir as notas de lançamento.

Como instalar o Firefox

No Regata OS

O Firefox é o navegador padrão no Regata OS. Para obter a versão mais recente do browser, basta manter o sistema atualizado. Contudo, o Firefox também está disponível na loja de aplicativos do Regata OS.

Para outras distribuições Linux

O Firefox é um software de código aberto e gratuito. Você pode (como sempre) baixar a versão mais recente para o sistema operacional de sua escolha a partir do site oficial. O navegador também está disponível através dos formatos universais Flatpak e Snap.

Os livros mais vendidos na Amazon.