Ver ofertas na Amazon Ver ofertas na Amazon

Rusticl: novo driver OpenCL para Linux está recebendo suporte para placas AMD

Novo driver OpenCL Rusticl para Linux está recebendo suporte para placas AMD

Os desenvolvedores do Mesa, um "super pacote" responsável pelo suporte das APIs OpenGL, OpenGL ES e Vulkan no Linux, tem trabalhado em uma nova implementação do OpenCL baseada em Rust, que está sendo chamada "Rusticl". Atualmente, apenas algumas GPUs Intel são suportadas, mas isso deve mudar muito em breve.

A boa notícia é que o suporte para placas AMD Radeon está bem próximo de ser implementado no driver Rusticl, que já se mostra bastante promissor, contando com suporte a recursos modernos do OpenCL, incluindo conformidade com o OpenCL 3.0, e suporte a SPIR-V.

O principal desenvolvedor responsável por essa nova implementação open source do OpenCL para Linux chama-se Karol Herbst, que atualmente é funcionário da Red Hat. Ele também é o responsável por este suporte para GPUs AMD.

Será divertido ver como as GPUs Radeon irão se comportar na prática com o Rusticl. Uma coisa é certa: será bem mais fácil usar esse novo driver do que a pilha de computação ROCm da AMD que, embora de código aberto, é bastante limitada, suportando apenas algumas distribuições Linux empresariais, bem como alguns modelos de GPU.

Portanto, com alguma sorte, o Rusticl abrirá as portas do OpenCL para GPUs Radeon no Linux para que os usuários possam ter bons recursos com o OpenCL prontos para uso - idealmente com o Mesa 23.1, que deve chegar no próximo trimestre.


FONTE: Phoronix
Os livros mais vendidos na Amazon.