Ver ofertas na Amazon Ver ofertas na Amazon

Lançado o Regata OS 23 Honeycomb, confira as principais novidades

Lançado o Regata OS 23 Honeycomb

Foi lançado na última quarta-feira (22) o Regata OS 23 (codinome Honeycomb), que chega trazendo mais aprimoramentos e correções, bem como o mais recente ambiente gráfico KDE Plasma 5.27 para aprimorar ainda mais a experiência dos usuários com a área de trabalho. Além disso, também há algumas melhorias implementadas nos aplicativos do Regata OS.

O novo KDE Plasma 5.27

Entre os principais destaques do KDE Plasma 5.27, está o suporte a ladrilhos para aqueles com um monitor grande. A disposição lado a lado pode ser habilitada e configurada pressionando o atalho de teclado   Meta(Super) + T   e há três layouts para escolher. As janelas podem ser colocadas no layout lado a lado segurando Shift e arrastando-as para a borda da tela até que grudem.

Além disso, o suporte para vários monitores também foi bastante aprimorado e o painel de Configurações do Sistema agora conta com uma sessão para permitir a configurações de permissões para aplicativos fornecidos no formato Flatpak, permitindo que você assuma o controle total de seus apps Flatpak.

Outras mudanças dignas de nota incluem melhorias no suporte ao Wayland, como a capacidade de enviar eventos de inclinação e rotação da caneta para aplicativos.

Para mais detalhes sobre o KDE Plasma 5.27, confira o anúncio oficial de lançamento.

A sessão Wayland agora está disponível

De olho no futuro, o Regata OS 23 agora vem com a sessão Wayland, para que você possa selecioná-la facilmente na tela de login, simplificando a vida daqueles que desejam experimentar a tecnologia com o Regata OS. Dependendo do seu hardware, a sessão Wayland pode proporcionar uma melhora nos FPS e fluidez dos jogos.

A sessão Xorg (X11) continua sendo a padrão do sistema. Contudo, se preferir, você pode mudar esse comportamento, indo nas Configurações do sistema > Inicialização e desligamento > Tela de autenticação (SDDM). Em seguida, clique no botão "Comportamento..." e mude a sessão padrão do seu usuário de System Default (ou Plasma X11) para Plasma Wayland.

Mais melhorias para os apps do Regata OS

Regata OS Game Access

Os apps do Regata OS também receberam aprimoramentos e correções para os mais variados problemas. Entre as mudanças mais interessantes para o Game Access, está a adição de melhorias na sincronização com o launcher da Epic Games Store, a fila de instalação recebeu novas correções e os botões de jogos do Steam e Epic Games não devem mais repetir a execução de um mesmo jogo.

Quanto a melhor sincronização do Game Access com a Epic Games Store, os jogos instalados no launcher da Epic também devem ser exibidos na lista de instalados do Game Access, com os títulos podendo também ser executados a partir da "central de jogos" do Regata OS.

Contudo, para que o contrário também aconteça, ou seja, para que um jogo instalado (ou importado/localizado) usando o Game Access também possa aparecer na Epic Games Store, será necessário iniciar a instalação do título no launcher da Epic.

Com isso, o local de instalação do jogo será selecionado automaticamente e, em vez de iniciar o download do jogo, o launcher da Epic Games Store dará início a verificação dos arquivos do jogo. Quando o processo estiver concluído, o jogo ficará disponível, com o usuário podendo executá-lo normalmente.

Com isso, o jogo poderá ser executado tanto pelo Game Access quanto pelo launcher da Epic Games Store.

Regata OS Store

No lado da Regata OS Store, foi adicionada uma mensagem mais adequada para quando não é encontrado um app usando a busca da barra lateral. Os suários também encontrarão um link para sugerir novos apps.

Regata OS Store: app não encontrado

Além disso, a loja de apps do Regata OS agora avisa quando é necessário reiniciar o sistema e, caso o driver NVIDIA já esteja disponível no sistema, ao instalar uma versão diferente do driver, a versão atual será removida automaticamente, evitando erro de instalação.

Nos casos em que a instalação de algum software venha apresentar algum problema, a mensagem avisando sobre o erro agora contará com um botão para que o usuário possa visualizar um log com informações úteis, o que pode ajudar com o suporte.

Vale mencionar também que agora a loja de aplicativos detecta quando o Regata OS Update está buscando ou instalando atualizações e avisa ao usuário que o instalador está ocupado. Assim que o instalador é liberado, a fila de instalações da loja de apps é liberada.

Regata OS Update

Regata OS Update Manager

O gerenciador de atualizações do Regata OS agora tentará lidar sozinho com problemas envolvendo a conexão com o servidor que podem ocorrer na atualização de repositórios de software e seus espelhos espalhado pelo mundo, bem como com o download de pacotes.

A mudança ajuda a solucionar um problema recorrente quando há um grande número de pacotes para atualizar, onde o aplicativo informa que o sistema foi atualizado com sucesso, mas, ao buscar por novas atualizações, os mesmos pacotes continuam disponíveis para atualização.

Mais atualizações sob o capô

O Regata OS 23 também traz o Linux Kernel 6.2, que proporciona melhor suporte para novos hardwares e garante que correções de problemas e de segurança estejam em dia. Para mais detalhes técnicos, o site Phoronix publicou uma lista com as principais mudanças que estão presentes no Linux Kernel 6.2.

Somado a isso, está o Mesa 23.0, um superpacote com diversos drivers e bibliotecas gráficas. Entre os principais destaques, estão melhorias para a série Radeon RX 7900/RDNA3 nos drivers RADV (Vulkan) e RadeonSI (OpenGL), Mesh shader para a Vulkan ativados por padrão para GPUs RDNA2 no RADV ao usar versões recentes do kernel Linux e otimizações para ray-tracing com placas AMD.

Também há melhorias para Intel Arc Graphics DG2/Alchemist e suporte inicial para GPUs NVIDIA GeForce RTX 30 "Ampere" com o driver open source Nouveau. Contudo, para aqueles que buscam melhor desempenho com placas de vídeo NVIDIA, especialmente com jogos, ainda é preciso instalar o driver oficial da NVIDIA pela loja de apps.

Download do Regata OS 23

O Regata OS 23 já está disponível para atualização em um PC pertinho de você. No entanto, se você deseja realizar uma nova instalação ou simplesmente quer experimentar no modo live usando um pendrive USB, é possível fazer o download da ISO agora mesmo a partir do site oficial.

Os livros mais vendidos na Amazon.