Ver ofertas na Amazon Ver ofertas na Amazon

Atualização do driver Vulkan para placas AMD no Linux deve reduzir o stuttery nos jogos

Atualização do driver Vulkan para placas AMD no Linux deve reduzir o stuttery nos jogos

Uma nova atualização para o driver Vulkan que lida com placas de vídeo da AMD no Linux, chamado RADV, promete reduzir o stuttering (ou seja, as “engasgadas”) durante as partidas dos jogos. Isso acontece por conta da compilação de shaders, processo que deveria ocorrer, por exemplo, durante as telas de carregamento, mas que vem acontecendo no momento da gameplay.

Acontece que Samuel Pitoiset, da equipe de drivers gráficos Linux da Valve, habilitou por padrão o suporte para o recurso Graphics Pipeline Library ("GPL") para a próxima versão do driver Vulkan RADV, o que deve permitir compilações separada de quatro partes distintas de pipelines gráficos, que são vinculados no estágio final para criar um pipeline executável.

Isso permite uma maior reutilização do pipeline com os mesmos shaders, ajudando significativamente com tempos de carregamento e reduzirá os stutters em jogos usando o DirectX 11 e versões anteriores do DirectX.

Caso você não queira esperar para experimentar o recurso, poderá habilitá-lo usando a variável de ambiente RADV_PERFTEST=gpl. Por exemplo, nas opções de inicialização dos jogos do Steam, você pode adicionar:   RADV_PERFTEST=gpl %command%  

Redução significativa no tamanho dos arquivos do cache de shaders dos jogos

Outra mudança significativa que deve chegar com a próxima atualização do driver RADV é a reimplementação do cache de shaders Vulkan, com os arquivos tendo seu tamanho reduzido em cerca de 60% do tamanho. Para aqueles com um Steam Deck e outros que dependem do cache de shaders, essa é uma boa economia de espaço.

Todas essas e outras mudanças devem chegar com o Mesa 23.1, que será lançada no final de maio ou início de junho. Independentemente disso, essas são melhorias fantásticas para o driver Vulkan RADV e irão melhorar muito a experiência do Steam Deck e do desktop Linux no geral.

Os livros mais vendidos na Amazon.