Ver ofertas na Amazon Ver ofertas na Amazon

Lançado o Proton 8.0 com suporte para mais jogos, correções e melhorias "sob o capô"

A Valve lançou o Proton 8.0 para trazer maior compatibilidade de jogos do Windows no Linux.

A Valve lançou recentemente a tão aguardada nova atualização principal para a camada de compatibilidade Proton, ferramenta responsável por permitir a execução de jogos do Windows no Linux através do Steam Platy. Trata-se da versão 8.0, que chega trazendo suporte para mais jogos, bem como mais correções para melhorar a compatibilidade com jogos já suportados em versões anteriores.

Os jogos agora testados e considerados jogáveis com o Proton 8.0-1 são: Forspoken, Samurai Maiden, Dead Space (2023), Creativerse, Nioh 2 - The Complete Edition, One Piece: Pirate Warriors 4, Atelier Meruru, Atelier Lydie & Suelle The Alchemists and the Mysterious Paintings, Atelier Sophie: The Alchemist of the Mysterious Book DX, Blue Reflection, Atelier Rorona The Alchemist of Arland DX, Disney Dreamlight Valley, ROMANCE OF THE THREE KINGDOMS XIV, ToGather:Island, WARRIORS OROCHI 3 Ultimate Definitive Edition, Exceed - Gun Bullet Children, Gungrave G.O.R.E. e Chex Quest HD.

Correções de bugs e melhorias "sob o capô"

Além dos novos jogos agora suportados, também há correção para o launcher da 2K Games, beneficiando, por exemplo, os títulos da franquia Borderlands e Bioshock, melhora a suspensão/retomada do Tiny Tina's Wonderland no Steam Deck, melhora o suporte para multitouch e corrige alguns problemas de renderização com Tom Clancy's Splinter Cell.

Há também correção para o atalho de teclado Alt+Tab no GNOME 43, correção para uma falha do Football Manager 2023, melhorias no suporte para ray tracing no Crysis Remastered e dezenas de outras correções para os mais variados jogos. O suporte para o NVIDIA NVAPI agora também está habilitado para mais games.

Melhor compatibilidade com jogos do Windows

Baseado no mais novo Wine 8.0, o Proton 8.0 também traz versões mais recentes do DXVK e VKD3D-Proton, soluções que permitem rodar jogos desenvolvidos com o DirectX 9/10/11/12 sobre a Vulkan no Linux, e também traz versões atualizadas do Wine-Mono e DXVK-NVAPI. Trata-se de mudanças que certamente ajudaram com a compatibilidade com jogos do Windows, bem como ajudar com o desempenho.

Para mais detalhes técnicos sobre o Proton 8.0, não deixe de conferir as notas de lançamento no GitHub.

Como usar o Proton 8.0

Para começar a usar o Proton 8.0, no cliente Steam, vá até o menu superior Steam e depois em Configurações. Na nov ajanela que se abrir, acesse a sessão Steam Play e na opção "Executar outros títulos com" selecione o Proton 8.0. Isso irá ativar a nova versão da ferramenta para todos os jogos do Windows disponíveis em sua biblioteca.

Contudo, para ativar apenas para jogos específicos, acesse sua biblioteca Steam, clique com o botão direito do mouse sobre o título dos jogos e selecione Propriedades. Na nova janela que se abrir, acesse a sessão Compatibilidade, marque a opção "Forçar uso de ferramenta de compatibilidade do Steam Play específica", caso esteja desmarcada, e escolha o Proton 8.0 como a ferramenta de compatibilidade desejada.

Os livros mais vendidos na Amazon.