Ver ofertas na Amazon Ver ofertas na Amazon

Lançado o Regata OS 24 ''Arctic Fox'', confira o que há de novo

Lançado o Regata OS 24 ''Arctic Fox'', confira o que há de novo

O Regata OS 24 “Arctic Fox” já está disponível para download. Esta atualização traz o novo ambiente gráfico KDE Plasma 6 e mais melhorias e correções nos apps. Os usuários encontrarão “sob o capô” o Linux Kernel 6.7, que é combinado com o Mesa 24 para oferecer melhor suporte a novos hardwares.

Para aprimorar ainda mais a experiência dos usuários, os aplicativos do Regata OS também receberam algumas mudanças visuais, incluindo melhorias no tema escuro, cantos arredondados e outras alterações no esquema de cores.

Sessão de configurações do aplicativo Max-Q do Regata OS
Sessão de monitoramento do desempenho do sistema do aplicativo Max-Q do Regata OS
Aplicativo Suporte do Regata OS

Além disso, o OnlyOffice agora vem instalado por padrão. Esta suíte de aplicativos para escritório vem com todos os recursos essenciais, podendo ser usada para a criação de documentos de texto, planilhas, apresentações, arquivos PDF e formulários.

O OnlyOffice agora vem instalado por padrão no Regata OS

O KDE Plasma 6 chegou no Regata OS, confira os principais destaques

O KDE Plasma 6 é a mais nova série do popular ambiente gráfico para Linux. Trata-se de um lançamento que conta com uma enxurrada de mudanças, melhorias e novos recursos.

O KDE Plasma 6 chegou no Regata OS, confira os principais destaques

Os destaques incluem melhorias na sessão Wayland, nova tela de visão geral para alternar entre espaços de trabalho e o alternador de tarefas (acionado com o atalho de teclado Alt+Tab) agora usa uma aparência de grade quando você tem muitos aplicativos abertos (ou poucos aplicativos, mas usa uma tela de largura menor).

Além disso, o tema padrão Breeze recebeu uma boa revisão para criar um visual mais moderno, aumentando o tamanho das margens e preenchimentos em torno dos elementos, além de reduzir o número de quadros “inseridos” nos aplicativos. Também há um novo tema de som padrão chamado “Ocean”.

Entre outras mudanças, podemos citar: clique na barra de rolagem para rolar até o local clicado, melhorias no aplicativo de Configurações do sistema, o Plasma Search está mais rápido e permite reordenar os resultados da pesquisa, aprimoramentos no recurso de desbloqueio por impressão digital na tela de bloqueio e um novo efeito de cubo de área de trabalho 3D.

Para mais detalhes sobre o KDE Plasma 6, não deixe de conferir o anúncio de lançamento no site oficial dos desenvolvedores.

Melhor suporte para hardwares mais modernos com o Linux Kernel 6.7

Enquanto o Linux Kernel 6.8 chegará em breve por atualização, os usuários do Regata OS 24 irão encontrar o Linux Kernel 6.7, que é considerado um dos maiores lançamentos da história recente, um indicador de quanto esforço foi investido no aprimoramento nesta versão.

Entre os destaques, o suporte para gráficos Intel Meteor Lake agora é considerado estável e habilitado por padrão e há suporte para o firmware NVIDIA GPU System Processor (GSP), para fornecer suporte inicial à aceleração para placas GeForce RTX 40 e melhorar o suporte opcionalmente para hardware da série RTX 20/30. Contudo, o driver NVIDIA ainda é o recomendado para aqueles que desejam extrair o máximo da GPU.

Além disso, também há melhorias no suporte para hardwares de som Intel e AMD mais recentes, suporte de monitoramento de sensor para mais hardwares de desktop, suporte para ASUS Screenpad, melhorias para teclados Dell e Lenovo e suporte ao recurso “Cooler Boost” para laptops MSI.

Para mais detalhes técnicos sobre o Linux Kernel 6.7, confira este artigo bem completo do site Phoronix.

Melhorias para o Ray-Tracing com placas de vídeo AMD

Os usuários mais entusiastas com placa de vídeo AMD certamente ficarão felizes em saber que o Mesa 24, a popular biblioteca gráfica com os mais variados drivers de vídeo open source, traz muitas melhorias no driver Radeon Vulkan “RADV”, incluindo ray-tracing com desempenho mais rápido e suporte para várias novas extensões Vulkan.

Da mesma forma, o driver Intel ANV Vulkan também recebeu suporte para uma série de novas extensões Vulkan, o que permite a execução de mais jogos modernos com os gráficos Intel.

Alguns jogos também receberam correção com o Mesa 24, incluindo: Assassin’s Creed Odyssey, The Finals, Dead or Alive Xtreme 3, Atlas Fallen, Crysis 2 Remastered, Doom Eternal, Resident Evil 2, War Thunder, GTA, Dead Space (2023), Valheim, Armored Core VI: Fires of Rubicon, DiRT Rally, Mass Effect Legendary Edition, DIRT 5, LEGO Star Wars: The Skywalker Saga, Battlefield 4, Counter-Strike 2, The Lords of the Fallen e Wolfenstein: The New Order.

Além disso, também há correção para uma possível regressão com aplicativos Flatpak, corrige antialiasing no Blender em sistemas com GPUs AMD e melhora o suporte para Unreal Engine 5.2.

Por último, mas não menos importante, o Regata OS Game Access agora faz uso do VKD3D-Proton 2.12, para permitir que mais jogos desenvolvidos com o DirectX 12 possam ser executados fora da caixa. Entre os títulos que receberam correção, estão: Atlas Fallen, Warhammer: Darktide, Resident Evil 4, World of Warcraft e vários outros games desenvolvidos com a Unreal Engine 5.

Como atualizar para o Regata OS 24

Você pode atualizar agora mesmo para o Regata OS 24 através do aplicativo Regata OS Update. Contudo, aqueles que desejam realizar uma nova instalação podem baixar a imagem ISO do Regata OS 24 a partir do site oficial.

Os livros mais vendidos na Amazon.