Ver ofertas na Amazon Ver ofertas na Amazon

Nova atualização do Regata OS traz melhorias e correções na UI e mais


O Regata OS Challenger acaba de ganhar mais uma nova atualização, o update 21.0.16, que chega trazendo mais aprimoramentos para os aplicativos do Regata OS, bem como correções e melhorias especialmente para questões relacionadas com a UI, em grande parte graças ao novo KDE Plasma 5.23, a edição do 25º aniversário do ambiente gráfico que traz novos visuais, recursos e aprimoramentos para o desktop.

Falando em ambiente gráfico, a primeira coisas que você notará com a chegada do Plasma 5.23 é que o tema padrão foi renovado, com os botões de opção tendo mais destaques e as barras de rolagem são maiores, tornando-as mais acessíveis e fáceis de usar com telas sensíveis ao toque, mas foram redesenhadas de forma a ainda parecerem elegantes em desktops e laptops.
Além disso, o lançador de aplicativo "Kickoff" (equivalente ao menu iniciar) também recebeu aprimoramentos, com grande parte do seu código sendo mais uma vez reescrito pelos desenvolvedores do Plasma, para que seja mais rápido, fácil de usar e mais amigável com telas sensíveis ao toque — um bom exemplo disse é que se você pressionar e segurar o Kickoff com um dedo na tela sensível ao toque, o menu de contexto se abrirá.


Melhor suporte para tema escuro


Outra mudança importante, especialmente para aqueles que curtem Dark Mode, é o melhor suporte para o modo escuro, que pode ser ativado rapidamente ao acessar as Configurações do Sistema, com a opção "Tema escuro" estando disponível logo na tela inicial do painel de configurações.
Ambos os aplicativos Suporte do Regata OS e Regata OS Update agora contam com tema escuro, com os apps Regata OS Game Access e Configurações Gráficas já usando tema escuro por padrão. A Regata OS Store será a próxima a receber suporte para o modo escuro.

Melhorias e correções na UI da Regata OS Store


A loja de aplicativos do Regata OS também recebeu algumas melhorias e correções na UI, o que inclui melhor suporte para telas maiores, e os pequenos detalhes receberam mais alguma atenção, incluindo a adição de bordas arredondadas, o efeito de sombra das logos personalizadas dos apps nos blocos agora é exibida também ao passar a seta do mouse sobre o título do app e o efeito de clique do botão semelhante ao "Ripple", do Material Design, também foram adicionados aos botões de ação da Regata OS Store.

Mais algumas mudanças devem chegar na UI da Regata OS Store nos próximos dias, incluindo uma breve descrição dos aplicativos em destaque, que é exibida (subindo lentamente de baixo para cima) ao passar a seta do mouse sobre os blocos maiores, e como já foi mencionado anteriormente, o suporte para tema escuro.

Mais melhorias no app Configurações gráficas


O aplicativo Configurações gráficas (chamado anteriormente de Prime Settings) é uma ferramenta muito importante dentro do Regata OS para aqueles que possuem laptops com gráficos híbridos — ou seja, notebooks que contam com uma GPU dedicada de alto desempenho e os gráficos integrados para a economia de energia —, oferecendo a opção para o usuário escolher quais aplicativos devem ser executados com a dGPU de forma rápida e fácil.
Além disso, o app também conta com algumas opções avançadas de configuração, que estão na distancia de um clique do mouse, e exibe informações importante do hardware, como o uso de recursos e detalhes sobre componentes do PC.

Como um aplicativo tão importante para o ecossistema do Regata OS, o utilitário não poderia fica de fora dessa e também ganhou a sua parcela de atenção. Desde ajustes nos pequenos detalhes, como bordas arredondadas e a adição de alguns feitos que deixam tudo mais aconchegante, o app também recebeu correções no back-end para resolver alguns problemas ainda remanescentes.

Outras correções e melhorias


Além das mudanças já apresentadas aqui, o update 21.0.16 para o Regata OS Challenger também traz o mais recente Linux Kernel 5.14, que aprimora ainda mais o suporte do Regata OS para os hardwares mais novos do mercado, bem como corrige os mais variados problemas.

Quem também está disponível é a biblioteca gráfica Mesa 21.2, que traz diversas correções e melhorias especialmente para os drivers de vídeo que lidam com GPUs AMD e Intel, além de aprimorar o suporte para a Vulkan o que é ótimo para os jogos — sejam games nativos ou rodando via Proton/Steam Play, Lutris e Regata OS Game Access.

Por último, mas não menos importante, o aplicativo Regata OS Game Access agora faz menos uso da CPU, memória RAM e também de discos externos. Além disso, a nova tela de configurações do app agora permite configurar uma pasta diferente da padrão (chamada "Game Access" e que fica disponível na pasta pessoal do usuário) para a busca automática de jogos.

Queremos deixar um agradecimento especial para aqueles que apoiam o Regata OS através do Premium, nos ajudando a manter o projeto vivo.
Os livros mais vendidos na Amazon.