Ver ofertas na Amazon Ver ofertas na Amazon

Nova versão do Steam traz suporte para jogos com CEG DRM rodando no Proton


Depois de um longo período de tempo com lançamentos Beta, que trouxe consigo alguns novos recursos importantes, especialmente para os jogadores Linux, a Valve finalmente lançou mais uma nova atualização estável para o cliente Steam que traz várias melhorias para aqueles jogadores rodando seus jogos com a camada de compatibilidade Proton.

Entre os destaques, está o suporte para CEG DRM, permitindo que muito mais games do Windows possam rodar com o Proton/Steam Play. No entanto, atualmente você ainda precisa estar usando o Proton Experimental, pelo menos até que o Proton 6.3-8 seja lançado, mas até o momento da escrita deste artigo ainda se encontra em fase de teste.

Outras melhorias específicas que devem beneficiar os jogadores Linux incluem os tempos de execução "scout" e "heavy", permitindo melhor compatibilidade com as recentes cadeias de certificados Let's Encrypt TLS/SSL, uma correção de falha de inicialização também foi adicionada para versões experimentais do Mesa (biblioteca que reúne os mais variados drivers de vídeo para o Linux). O recurso "Shader Pre-Caching" também obteve desempenho aprimorado e o uso do disco foi reduzido ao atualizar os caches do Mesa no Linux.

Vídeo: veja como instalar e configurar o Steam no Regata OS

Por último, mas não menos importante, a codificação de hardware via Video Acceleration API (VA-API) agora é suportada, com uma opção para desligá-la se necessário. Há suporte também para captura DMABUF PipeWire, correções para alguns travamentos de streaming e tempos limite quando o Linux é o sistema host e suporte para captura de até 4K usando PipeWire.

Para mais detalhes, não deixe de conferir o anúncio oficial da Valve, através deste link.
Os livros mais vendidos na Amazon.