Ver ofertas na Amazon Ver ofertas na Amazon

Tenha acesso gratuito ao Microsoft Office no Regata OS com o Office Online



Se você ou sua empresa ainda carece do uso do Microsoft Office como suíte de escritório para edição de arquivos, especialmente por questões de compatibilidade, visto que existem muitas outras opções no mercado que são bem familiares ao produto da empresa de Redmond, bem como gratuitas e/ou livres de licenças, você pode usar a versão na nuvem do pacote de escritório da companhia: o Office Online.

O Office Online permite que você use gratuitamente os aplicativos Word, Excel, PowerPoint e OneNote (entre outros) diretamente do seu navegador favorito, além de tornar possível o compartilhamento de seus documentos com outras pessoas, permitindo o trabalho em conjunto em tempo real. Para acessar o serviço, você precisa apenas de uma conta da Microsoft — aquela que você usa para acessar o OneDrive, por exemplo.



Para que as coisas fiquem ainda mais interessantes, na loja de aplicativos do Regata OS você encontra um "cliente não oficial" do Office Online para que você possa acessar mais rapidamente o pacote de escritório diretamente da área de trabalho. Após a instalação do aplicativo, alguns ícones de acesso rápido para os principais serviços do Office Online ficam disponíveis no menu de apps (launcher), na sessão Escritório.

Após abrir um dos atalhos que levam para alguma ferramenta de escritório online da Microsoft, basta fazer login com a sua conta Microsoft para que você tenha acesso a todos os recursos disponíveis na versão da nuvem do pacote de escritório da empresa. Depois disso, é só clicar em "Novo documento em branco" para começar a trabalhar em um novo documento ou abrir um já existente que esteja disponível na sua conta do OneDrive.




Embora seja um serviço que funcione exclusivamente na nuvem, para que você possa acessá-lo de qualquer lugar ou dispositivo, também é possível salvar os arquivos criados online no computador, bem como exportá-los como documentos PDF ou ODT. Além disso, você também pode usar o mouse para clicar e arrastar arquivos que já estejam no computador para a janela do aplicativo, para poder visualizar e editar o documento — com o arquivo sendo salvo automaticamente no OneDrive.





Apesar do Office Online não oferecer a mesma comodidade que você teria com o Microsoft Office rodando no computador, com você tendo que estar conectado a internet para usar o serviço, a versão na nuvem do pacote de escritório da Microsoft consegue dar conta do recado para tarefas do dia dia, com algumas ferramentas mais complexas sendo reservadas pela empresa apenas para o Office 365, a versão paga do pacote de produtividade.

Felizmente, existem diversas alternativas gratuitas ao Microsoft Office, que podem ser instaladas e executadas diretamente no computador — ou que funcionam também pelo navegador, como o Google Docs — e que oferecem os mais variados recursos e funcionalidades, permitindo que você possa usar uma suíte de escritório bem familiar e sem custos adicionais em paralelo com o Office Online, até que você se sinta confortável o suficiente para, se assim desejar, fazer uma migração definitiva.

Se você ainda não conhece as principais alternativas ao Microsoft Office, preparamos um artigo especial para você, onde apresentamos as principais suítes de aplicativos para escritório que não deixam nada a desejar aos softwares da Microsoft, seja no quesito funcionalidade ou facilidade de uso.
Os livros mais vendidos na Amazon.