Ver ofertas na Amazon Ver ofertas na Amazon

Como adicionar a pasta de jogos do Windows na biblioteca do Steam no Regata OS



Se você tem uma grande biblioteca de jogos que foram instalados pelo Windows em outro disco, por exemplo, e quer executá-los no Regata OS, primeiro você terá que adicionar a sua biblioteca de games existente ao Steam para depois executar os games usando o Steam Play/Proton, ferramenta criada pela Valve e integrada ao cliente Steam que permite executar os games desenvolvidos para Windows no Linux.

Configurando a montagem automática do disco

Antes de mais nada, é preciso ativar a montagem automática do disco onde se encontra a sua biblioteca de jogos, para que a pasta esteja sempre acessível para o cliente Steam sempre que o sistema for iniciado, ou seja, para que você não precise montar a partição manualmente para que o Steam possa localizar os games.

Para isso, vá até as Configurações do sistemaArmazenamento removívelDispositivos removíveis e em "Todos os dispositivos conhecidos" marque a opção Na inicialização e clique no botão Aplicar. Agora, feche e abra novamente o painel de Configurações do sistema, para que as configurações de discos e partições sejam recarregadas e volte para Armazenamento removívelDispositivos removíveis.


Você verá uma lista com todos os discos disponíveis. Em "Todos os dispositivos conhecidos", desmarque a opção Na inicialização, e marque a opção Na inicialização apenas do disco onde se encontra a sua biblioteca de jogos do Steam e clique no botão Aplicar.

Adicionando a pasta de jogos do Windows na biblioteca do Steam

Se a partição ou disco onde se encontra a sua biblioteca de jogos do Windows ainda não estiver montada, faça isso acessando o gerenciador de arquivos (Dolphin) e, na parte inferior da barra lateral esquerda, clique no disco onde se encontra a pasta de jogos.


Com o disco devidamente montado, é hora de adicionar a pasta de jogos na biblioteca do Steam. Para isso, acesse as configurações do cliente Steam, indo no menu superior SteamConfigurações. Na nova janela que se abrir, clique na sessão Download e depois em Pasta da biblioteca, para abrir o Gerenciador de armazenamento do Steam. Agora, clique no botão que possui um sinal de adição (+).


Na nova janela que se abrir, o Steam já deve mostrar o disco que foi montado por você, porém, não é o que queremos. Então, vamos a procura da pasta onde se encontra a sua biblioteca de jogos. Para isso, clique sobre o caminho que leva para o disco montado e, na lista, clique na opção Escolher outro local e depois no botão Adicionar. Isso abrirá um pequeno navegador de arquivos, para que você possa navegar até o local da pasta dos jogos.


Para navegar pelo pequeno gerenciador de arquivos, usando sua estrutura em "árvore", e encontrar o disco montado, você pode usar as próprias informações que o Steam mostrou para você na janela anterior. Por exemplo, no nosso caso o disco montado se encontra no diretório /run/media/, como mostrado na imagem logo abaixo. Em alguns casos, o disco montado pode estar em /mnt/ em vez de /run/media/.

Com a pasta de jogos devidamente encontrada e selecionada, clique no botão Selecionar no pequeno gerenciador de arquivos. Isso deve adicionar a pasta de jogos ao cliente Steam, que pode detectar imediatamente e listar para você os games detectados na biblioteca do Windows.

Caso você queira tornar essa pasta como a padrão para a instalação de jogos no Regata OS, clique no botão ConfiguraçõesTornar padrão. Com isso, todos os jogos instalados pelo Steam no Regata OS ou no Windows ficarão acessíveis em um único lugar.


Dica extra: movendo o Proton para dentro do Regata OS

Se você realizou todos os procedimentos anteriores e mesmo assim os seus jogos do Steam instalados pelo Windows não são executados no Regata OS, um dos motivos para isso pode ser o fato do Proton ter sido instalado fora do Regata OS, ou seja, no disco onde se encontram os games do Windows. Nesse caso, basta apenas mover o Proton (e o Steam Linux Runtime) para dentro do Regata OS.

Para isso, no Gerenciador de armazenamento do cliente Steam, selecione o Proton, clique no botão Mover e escolha o local para onde os arquivos instalados serão movidos. Você deve escolher o local que se encontra em /home/seu-usuario/.local/share/Steam, como mostrado nas imagens logo abaixo:


Isso fará com que tanto o Proton quanto o Steam Linux Runtime estejam disponíveis dentro do Regata OS para que os jogos do Windows possam ser executados corretamente, desde que suportados pelo Proton (por exemplo, alguns games com anti-cheat ainda não podem ser executados).



Pronto! Agora você poderá experimentar seus jogos do Windows no Regata OS usando o Steam Play/Proton.


Os livros mais vendidos na Amazon.