Ver ofertas na Amazon Ver ofertas na Amazon

Nova atualização para o Regata OS traz novo Plasma e mais correções para o Game Access

Nova atualização para o Regata OS traz o Plasma 5.26.4 e mais correções para o Game Access

Foi lançada na última quinta-feira, dia 1º de dezembro, mais uma nova atualização para o Regata OS (update 22.0.7), que chega trazendo o mais recente KDE Plasma 5.26.4. Entre os principais destaques da versão mais recente do ambiente gráfico (padrão no Regata OS), estão correções de problemas e aprimoramentos nos recursos já existentes.

Entre as melhorias do Plasma 5.26.4, está a adição de uma correção para um problema que fazia com que áreas vazias aparecessem ao redor do painel (barra do sistema) quando a composição era desativada para, por exemplo, ajuda a reduzir o uso de recursos do hardware, algo que acontece automaticamente quando um jogo é executado no modo tela cheia.

Além disso, também há correção para as notificações, que não devem mais ter cantos superiores inapropriadamente nítidos, melhora o suporte para configurações de vários monitores, garantindo que os monitores dispostos verticalmente não fiquem mais ligeiramente sobrepostos em um pixel e melhora o desbloqueio de tela com impressão digital, que agora funciona imediatamente sem ter que clicar também no botão “Desbloquear”.

O KDE Plasma 5.26.4 é uma atualização de manutenção que conta com mais de 60 mudanças. Você pode conferir mais detalhes técnicos a partir das notas de lançamento.

Mais correções e melhorias para o Game Access

Além de uma nova versão do KDE Plasma, o Regata OS 22.0.7 também traz mais correções para o Game Access, aprimorando a experiência dos jogadores executando no Regata OS games do Windows que foram adquiridos fora do Steam. Entre os destaques, está a adição de uma correção para o recurso "Fechar automaticamente" do app Game Access, que agora deve voltar a funcionar corretamente, ajudando a reduzir o uso de recursos da máquina quando um jogo é executado.

Configurações do Regata OS Game Access

Outra mudança importante permite agora executar os jogos do Battle.net a partir do app Game Access, bem como os games do Steam que possuem suas opções de inicialização configuradas com   gamescope   e   gamemoderun  .

Falando no Steam, os jogos disponíveis na sua biblioteca no serviço da Valve agora devem ser detectados corretamente, isto é, caso essa informação esteja disponível publicamente no seu perfil do Steam. Caso contrário, apenas os jogos instalados por você poderão ser detectados no Game Access.

Agora é possível escolher um diretório padrão para a instalação de launchers e jogos

Além disso, o app Game Access agora inicia mais rapidamente e os launchers (incluindo Battle.net, Origin, Ubisoft Connect...) passam a ser instalados (incluindo também os seus jogos) na partição/disco externo configurado na opção "Localizar automaticamente jogos em uma pasta externa", nas configurações do app Game Access.

Configurações do Regata OS Game Access

Isso basicamente significa que, caso você aponte no Game Access uma pasta em outro disco como sendo o local onde se encontram os seus jogos, esse novo local será usado como o diretório padrão para novas instalações, em vez da passa pessoal (home) do seu usuário no sistema.

Com isso, caso você precise reinstalar o sistema, por exemplo, seus jogos instalados pelo Game Access continuarão disponíveis no outro disco. Quando voltar ao sistema reinstalado, basta configurar a pasta externa novamente nas configurações do Game Access, reinstalar os launchers e localizar os jogos, caso não sejam detectados automaticamente pelo launcher.

Mais melhorias "sob o capô"

Além das melhorias mencionadas anteriormente, também há aprimoramentos na versão customizada do Wine usada pelo Game Access, que é a camada de compatibilidade responsável por executar jogos do Windows dentro do Regata OS. A mudança possibilitou uma melhor compatibilidade com games como o Overwatch 2 que, como se trata de um jogo gratuito, agora está sendo oferecido para os jogadores na tela inicial do app Game Access.

Regata OS Game Access - Overwatch 2

Download do Regata OS 22.0.7

O novo update 22.0.7 já está disponível em um Regata OS perto de você, ou seja, basta atualizar o sistema normalmente. Contudo, para aqueles que precisam realizar uma nova instalação, uma imagem ISO atualizada já pode ser baixada a partir do site oficial.

Quando o download da imagem ISO estiver concluído, basta usar um aplicativo como o balenaEtcher para gravar o arquivo ISO em um pendrive (que já deve estar formatado com, por exemplo, o sistema de arquivos FAT32).

Os livros mais vendidos na Amazon.