Ver ofertas na Amazon Ver ofertas na Amazon

Lançado o Regata OS 23.0.15 com o novo Plasma 5.27.8 e Linux Kernel 6.5

Lançado o Regata OS 23.0.15 com o novo Plasma 5.27.8 e Linux Kernel 6.5

Foi lançada na última sexta-feira (15) mais uma nova atualização para o Regata OS 23 Honeycomb, o update 23.0.15, que chega trazendo mais melhorias e correções importantes para aprimorar ainda mais a experiência dos usuários. E uma das partes mais importantes das mudanças é o ambiente gráfico KDE Plasma 5.27.8.

Além disso, quem também chega com o Regata OS 23.0.15 é o Linux Kernel 6.5, que garante o suporte para novos hardwares e tecnologias, como é o caso do driver AMD P-State ativado por padrão em vez do driver CPUFreq para CPUs Zen 2 e processadores AMD Ryzen mais recentes. Isso pode proporcionar ganhos de desempenho/eficiência energética.

Para que você fique por dentro de todas as novidades que chegam com a nova atualização do Regata OS, abordaremos neste artigo os principais destaques. Confira!

Os principais destaques do KDE Plasma 5.27.8

Entre as principais mudanças do Plasma 5.27.8, estão melhorias no monitoramento de GPUs NVIDIA em sistemas multi-GPU com o Plasma System Monitor e correção para o recurso Night Color (cor noturna), que agora será desativado corretamente após o sistema voltar da suspensão durante horários em que a funcionalidade está programada para ser desligada automaticamente.

Para configurações de vários monitores, foi adicionada uma solução alternativa para um problema que podia fazer com que a área de trabalho do Plasma travasse ou ficasse lenta ao alterar frequentemente os arranjos dos monitores, e há melhorias na captura de tela com o aplicativo Spectacle na sessão Plasma X11 (Xorg).

Há também algumas melhorias para a sessão Wayland: a nova versão do KDE Plasma corrige a funcionalidade Alt+Tab, que não deve mais inverter ao alternar entre janelas quando o “Caps Lock” está ativado; e o gerenciador de janelas e compositor KWin não deve crashar mais quando o usuário clicar em um popup de decoração de janela.

Para mais detalhes sobre todas as mudanças que chegam com o Plasma 5.27.8, não deixe de conferir o anúncio oficial de lançamento.

Para novas tecnologias, o Linux Kernel 6.5

Para aprimorar ainda mais o suporte com novos hardwares, o Regata OS agora traz sob o capô o Linux Kernel 6.5. Entre os destaques, podemos mencionar o suporte inicial para USB4 v2, habilitação inicial para o controlador Intel Barlow Ridge e há melhorias no suporte para sensores de mais modelos de placas-mãe mais recentes da ASRock e ASUS para desktop.

Além disso, o AMD FreeSync Video agora está habilitado por padrão, há suporte para o driver MIDI 2.0, o sistema de arquivos EXT4 obteve subscrições de I/O diretas paralelas mais rápidas, foram corrigidos alguns problemas de desempenho com o Btrfs e há uma variedade de correções e melhorias no driver Paragon NTFS3.

O Linux Kernel 6.5 também conta com suporte para vibração com controles Microsoft Xbox mais recentes. Até então, o suporte para vibração só funcionava para controles Xbox “Model 1700” com firmware anterior a 2021. Contudo, agora a funcionalidade também deve funcionar com firmwares mais recentes.

Isso significa que o suporte para vibração agora pode funcionar com controles como o Xbox Wireless Controller Model 1914 (Xbox Series S/Xbox Series X) e Microsoft Elite Series 2 (Model 1797). A vibração deve funcionar ao usar conexões Bluetooth ou USB.

Por fim, os problemas de som envolvendo o ASUS ROG Ally também foram corrigidos e agora há suporte de overclock para GPUs AMD Radeon RX 7000. Para mais detalhes técnicos sobre o Linux Kernel 6.5, não deixe de conferir este artigo bem completo do site Phoronix.

Mais atualizações sob o capô para o Game Access

Para aqueles executados seus jogos no Regata OS com o Game Access certamente ficarão felizes em saber que o DXVK foi atualizado para a versão mais recente, a 2.3, para garantir que mais games que fazem uso da API Direct3D 9/10/11 tenham melhor desempenho, já que permite executá-los sobre a Vulkan.

Entre os jogos que se beneficiam com o DXVK 2.3, estão Train Simulator Classic, A Total War Saga: TROY, Far Cry 2, Halo Online, Lara Croft and the Temple of Osiris, RaceRoom Racing Experience, Spider Man: Shattered Dimensions, Test Drive Unlimited 2, The Sims 2, Titanfall e Tomb Raider Anniversary.

O DXVK 2.3 também traz suporte para a extensão Vulkan VK_KHR_present_wait, que quando suportada – e com o jogo rodando com vsync ativado – existe a possibilidade de redução da latência de entrada (input) para alguns games. Para mais detalhes técnicos, não deixe de conferir as notas oficiais de lançamento.

Por outro lado, o VKD3D-Proton 2.10 garante o suporte para os jogos que fazem uso da API Direct3D 12, executando-os sobre a API gráfica Vulkan. Entre os destaques, está o suporte para usar a extensão NV_memory_decompression da NVIDIA para implementar o suporte de compactação GDeflate acelerada por GPU do Microsoft DirectStorage. Há também uma implementação baseada em shader substituto que funciona para o driver RADV – driver Vulkan open source para GPUs AMD.

Além disso, também há suporte para Shader Model 6.7, suporte para várias novas extensões Vulkan, várias melhorias de desempenho e correções para os mais variados problemas com jogos, incluindo Halo Infinite, Street Fighter 6, Resident Evil 2, Resident Evil 4 e Starfield. Os detalhes técnicos você confere no anúncio oficial de lançamento do VKD3D-Proton 2.10.

O Regata OS também conta com várias outras atualizações menores sob o capô, como a biblioteca gráfica Mesa 23.1.7, que possui correções específicas para os jogos Forza Horizon 5, Overwatch 2, Dead by Daylight e Cyberpunk 2077, bem como para as placas de vídeo AMD Radeon RX 6900 XT e AMD Radeon RX 7900 XTX.

Como atualizar para o Regata OS 23.0.15

Você pode atualizar agora mesmo para o Regata OS 23.0.15 através do Regata OS Update. Você pode encontrar o ícone do aplicativo na bandeja do sistema, assim que a área de trabalho carregar ao ligar o computador, momento em que o sistema deve buscar por atualização.

Você também pode encontrá-lo no menu de apps, indo na categoria sistema e depois em Regata OS Update – ou simplesmente pesquise pelo app usando a caixa de busca do menu de apps.

Após o app Regata OS Update buscar por atualizações, clique no botão “Atualizar tudo”, para garantir que você irá obter todas as atualizações, incluindo aplicativos e updates do sistema.

Os livros mais vendidos na Amazon.