Ver ofertas na Amazon Ver ofertas na Amazon

Lançado o Regata OS 23.0.34 com o Plasma 5.27.9, Linux Kernel 6.6 e mais

Lançado o Regata OS 23.0.34 com o Plasma 5.27.9, Linux Kernel 6.6 e mais

Já está disponível mais uma nova atualização para o Regata OS, update 23.0.34, que chega trazendo mais correções e atualizações importantes como, por exemplo, o KDE Plasma 5.27.9, que apresenta mais correções e melhorias, aprimorando ainda mais a experiência dos usuários.

Entre os destaques da nova versão do ambiente gráfico Plasma, podemos mencionar mais melhorias para a sessão Wayland, correção para a troca rápida de usuários de contas que não possuem senhas definidas e o KRunner não deve mais diferenciar letras maiúsculas de minúsculas ao pesquisar arquivos recentes.

Além disso, o gerenciador e compositor de janelas KWin agora deve respeitar as matrizes de calibração de telas sensíveis ao toque. Para mais detalhes técnicos, não deixe de conferir as notas de lançamento do KDE Plasma 5.27.9.

KDE Plasma, o ambiente gráfico padrão do Regata OS

Mais melhorias sob o capô com o Linux Kernel 6.6

Agora que o Linux Kernel 6.6 já está oficialmente disponível, chegando a receber suas primeiras atualizações de manutenção com correções e melhorias, chegou a hora da nova versão do kernel fazer sua estréia no Regata OS.

O Linux Kernel 6.6 é uma grande atualização repleta de novos recursos, suporte a alguns hardwares mais recentes, melhorias de segurança e melhorias de desempenho. Entre os destaques, está o agendador EEVDF, que substitui o agendador CFS.

O EEVDF (abreviação para Earliest Eligible Virtual Deadline First) cumpre a mesma função do CFS, ajudando a dividir o tempo de CPU entre os processos, mas faz isso de forma mais eficiente, com menos atraso e latência reduzida.

Além disso, a nova versão do kernel também traz suporte para AMD Dynamic Boost Control, suporte aprimorado para sensor de temperatura para CPUs AMD com arquitetura Zen 5, suporte para EDAC para os processadores AMD Family 1Ah, correções para kernel panics não intencionais em sistemas AMD Zen e controle de recursos AMD P-State via cpupower.

Entre uma série de melhorias de segurança, está a implementação do Intel Shadow Stack (que, apesar do nome, também beneficia algumas CPUs AMD recentes). Esse recurso de hardware ajuda a proteger aplicativos contra ataques de programação orientada a retorno (ROP) em processadores Intel Tiger Lake e posteriores.

No que diz respeito aos dispositivos relacionados a jogos, podemos mencionar a adição de um driver de rumble/force feedback para o Google Stadia Controller, suporte para reportar o status da bateria do NVIDIA SHIELD Controller, e suporte para o headset SteelSeries Arctis 1 para Xbox, bem como para o mouse gamer Logitech G Pro X Superlight e para o controle GameSir T4 Kaleid.

Google Stadia Controller

Para mais detalhes sobre todas as mudanças que chegam com o Linux Kernel 6.6, recomendamos fortemente que você confira este artigo bem completo do Phoronix.

A imagem ISO do Regata OS com o driver NVIDIA agora traz o NVIDIA Driver 545.29.06

A imagem ISO do Regata OS com o driver NVIDIA agora traz a versão 545.29.06 do software, que corrige um bug que fazia com que jogos construídos na engine Source 2 travassem ao rodar no Xwayland.

Como não poderia ser diferente, esta atualização do driver NVIDIA também está disponível para aqueles que já possuem o Regata OS instalados no PC com placa de vídeo GeForce GTX/RTX.

A imagem ISO do Regata OS com o driver NVIDIA é útil pois ajuda aqueles com laptops com gráficos híbridos a testarem o Regata OS com o driver NVIDIA sem precisar instalar o sistema na máquina.

Mais melhorias nos aplicativos do Regata OS

O Regata OS 23.0.34 também trouxe algumas pequenas melhorias nos aplicativos do Regata OS. Entre os destaques, podemos mencionar alguns pequenos ajustes para a interface da loja, que agora volta a exibir a versão dos app e os botões “Instalar”, “Desinstalar” e “Abrir” diretamente na página das buscas.

Além disso, a página inicial da loja agora destaca os livros digitais (e-books) mais populares que estão à venda.

No lado do Game Access, os jogos disponíveis na conta do GOG Galaxy agora são exibidos corretamente, com a biblioteca sendo carregada após o login do usuário no cliente GOG Galaxy, e agora ficou mais fácil e intuitivo configurar o FPS HUD, que ajuda a conferir o desempenho dos jogos durante a gameplay.

Configuração do FPS HUD no Game Access

Como atualizar para o Regata OS 23.0.34

Você pode atualizar agora mesmo para o Regata OS 23.0.34 através do Regata OS Update. Você pode encontrar o ícone do aplicativo na bandeja do sistema, assim que a área de trabalho carregar ao ligar o computador, momento em que o sistema deve buscar por atualização.

Você também pode encontrá-lo no menu de apps, indo na categoria sistema e depois em Regata OS Update – ou simplesmente pesquise pelo app usando a caixa de busca do menu de apps.

Após o app Regata OS Update buscar por atualizações, clique no botão “Atualizar tudo”, para garantir que você irá obter todas as atualizações, incluindo aplicativos e updates do sistema.

Contudo, se você deseja fazer uma nova instalação, é possível baixar a imagem ISO do Regata OS 23.0.34 a partir do site oficial.

Os livros mais vendidos na Amazon.