Lançada em meados de agosto de 2002 e desenvolvida pela ATI Technologies, a R300 é a terceira geração de GPU usada nas placas gráficas Radeon. Graças a comunidade de código aberto, especialmente aqueles que trabalham na biblioteca gráfica Mesa, mais de 20 anos após o lançamento da GPU, seu driver open source no Linux ainda recebe atualizações e aprimoramentos.
Trata-se do driver R300g, presente na biblioteca gráfica Mesa, que suporta placas de vídeo da série Radeon R300 até a R500 (série Radeon X1000). Os trabalhos em melhorias e correções para o driver tem durado bastante tempo, possibilitando que o suporte para hardwares da série pré-R600 fique cada vez melhor.
Contudo, o driver continua recebendo refinamentos ocasionais para otimizar o desempenho, corrigir bugs ocasionais que surgem com o tempo ou se adaptar a novas interfaces/recursos do Mesa, como a transição para a representação intermediária NIR.
O driver open source é a melhor escolha
Na última década, muitas das melhorias do R300g vieram da comunidade de código aberto, com engenheiros da AMD focados principalmente na geração atual e no hardware futuro.
O suporte ao driver proprietário para hardware da ATI/AMD Radeon para as séries R300 a R500 — e algumas GPUs mais recentes — está em modo de manutenção há muito tempo, o que significa que não haverá mudanças. Com isso, o suporte open source acaba sendo a melhor opção.
Aprimoramentos para sombreadores de vértice
As mudanças implementadas na última quinta-feira (5) para o driver R300g está implementando mais redução de NIR para sombreadores de vértice. O desenvolvedor independente de código aberto Pavel Ondračka explica:
“Este MR move a maior parte da redução de back-end restante para o NIR. Em termos de shader-db, isso é uma vitória para o R500 [...], e principalmente até mesmo no R300, veja commits individuais para estatísticas detalhadas.”
Caso você ainda esteja usando alguma placa de vídeo da série R300 a R500, saiba que este trabalho adicional de redução do NIR para o driver R300g será encontrado na versão estável do Mesa 24.0, que deve chegar ainda neste trimestre.
FONTE: Phoronix