O AMD AMF agora está disponível no Regata OS; saiba como usar



O AMF (Advanced Media Framework) agora está disponível no Regata OS para placas de vídeo da AMD, podendo ser ativado facilmente através do aplicativo de configurações Max-Q. Trata-se de uma tecnologia que promete aprimorar os recursos de processamento multimídia para GPUs Radeon, sendo aplicável especialmente na criação de conteúdo.

Enquanto o AMF no Windows faz uso principalmente do DirectX, no Linux o suporte para a tecnologia está disponível através da API gráfica Vulkan. Vale lembrar também que a biblioteca não suporta HEVC no Linux, mas apenas H264, pelo menos para a implementação do FFmpeg.

Como usar o AMD AMF no Regata OS


Para começar a usar o AMD AMF no Regata OS, é importante que você tenha uma placa de vídeo Radeon (ou APU AMD Vega e mais recente) suportada pelo driver AMDGPU-PRO (também chamado de Radeon Software for Linux). Com isso em mente, abra o aplicativo Max-Q e, na sessão Configurações, habilite a opção "Ativar o AMD AMF".



A partir daí, a tecnologia estará disponível para os aplicativos suportados — que podem ser instalados facilmente através da Regata OS Store —, o que inclui o OBS Studio, Shotcut, Kdenlive e SimpleScreenRecorder. Agora, basta que você configure o app para usar o codec "h264_amf" (ou AMD AMF H.264/AVC).

No caso do Kdenlive, pode ser necessário realizar algumas poucas configurações adicionais para que o editor de vídeos possa renderizar corretamente usando a biblioteca AMF, o que pode ser útil para se obter melhores tempos de renderização. Recomendamos que você assista um trecho deste vídeo do canal Sir Rob Linux Brasil no YouTube para entender melhor como configurar o Kdenlive.

Além do suporte ao AMF, outra mudança que chegou recentemente ao Regata OS, que também deve beneficiar os donos de placa de vídeo Radeon, está o melhor suporte para o DaVinci Resolve com hardware AMD, graças ao suporte para o OpenCL (disponível através da Regata OS Store), necessário para suportar o popular software de edição e composição de vídeos da Blackmagic Design.

Para mais novidades sobre o Regata OS, fique ligado no Regata OS Magazine!
Tecnologia do Blogger.