Ver ofertas na Amazon Ver ofertas na Amazon

OpenGL poderá ter multi-threading ativado por padrão com placas AMD no Linux

OpenGL no Linux poderá ter o suporte a multi-threading ativado por padrão com placas AMD

Os donos de placas de vídeo Radeon certamente ficarão felizes em saber que a AMD continua buscando otimizar seu driver de vídeo para Linux. Acontece que existem algumas mudanças sendo planejadas com foco no OpenGL, que podem resultar em melhorias no desempenho de softwares e jogos que usam a API gráfica.

Entre as alterações que foram propostas por Marek Olšák, desenvolvedor de longa data da AMD, com experiência nos gráficos Linux de código aberto, está a ativação por padrão do suporte a multi-threading para o OpenGL. Segundo ele, foi possível obter um "desempenho 15% melhor" com um teste vinculado à CPU.

Ativar o recurso parece muito promissor

O driver open source da AMD responsável por lidar com o OpenGL no Linux, chamado de "RadeonSI", por anos oferece uma opção chamada glthread para habilitar o suporte para multi-threading com a API gráfica, garantindo a execução de chamadas OpenGL em um thread diferente da CPU.

Esse suporte a multi-threading com a API gráfica tem sido de grande ajuda para diversos jogos vinculados à CPU. Contudo, atualmente o recurso não está ativado por padrão para todos os jogos. Por exemplo, quando ativado em um teste feito pelo próprio Marek usando Minecraft, o jogo teve um aumento de 30% no desempenho.

O suporte a multi-threading no OpenGL é considerado "completo"

Em seu pedido de implementação da mudança, o desenvolvedor também explica que "esta é a primeira vez que o glthread é considerado completo" e "eficiente" depois de muitos anos em construção, podendo ser habilitado por padrão no driver OpenGL da AMD para Linux.

Atualmente, uma lista de permissões diz com quais jogos o suporte a multi-threading no OpenGL será habilitado. Porém, caso a mudança seja aceita, com o recurso estando ativado por padrão, vários jogos e outras cargas de trabalho de nicho (que ainda não puderam ser testadas com o glthread) certamente serão beneficiadas.

Caso a mudança seja aceita, quando estará disponível?

Será muito interessante ver na prática como o recurso habilitado por padrão no RadeonSI ajudará o desempenho de jogos e softwares que fazem uso do OpenGL no Linux com placas de vídeo AMD, bem como quais novas cargas de trabalho são descobertas como mais rápidas.

A solicitação de adição da mudança ainda está em revisão, mas espera-se que seja aceita e implementada a tempo para o lançamento do Mesa 22.3 (um pacote com diversos drivers gráficos e bibliotecas open source) no próximo trimestre.

Os livros mais vendidos na Amazon.