Ver ofertas na Amazon Ver ofertas na Amazon

Lançado o Regata OS 23.0.5 com melhorias para laptops Asus, Lenovo, Surface e mais

Lançado o Regata OS 23.0.5 com melhorias para dispositivos Asus, Lenovo, Surface e mais

Uma nova atualização para o Regata OS já está disponível em um PC perto de você. Trata-se da versão 23.0.5, que chega trazendo mais melhorias no suporte para hardwares mais modernos, incluindo dispositivos Asus e Lenovo, bem como correções para a área de trabalho, graças ao KDE Plasma 5.27.5, que está repleto de aprimoramentos.

Então, para que você fique por dentro de todas as mudanças que chegam com o Regata OS 23.0.5, separamos neste post os principais destaques. Confira!

Mais aprimoramentos no Plasma

O ambiente gráfico padrão do Regata OS, o KDE Plasma, foi atualizado para a versão 5.27.5. Trata-se da quinta atualização de manutenção para a mais recente série 5.27.x para resolver muitos problemas, inconsistências, bugs e outros aborrecimentos relatados pelos usuários.

Entre os destaques, estão melhorias na precisão da duração estimada da bateria, refinando a maneira como é estimada, aprimoramentos no widget Discos e dispositivos, para que você não veja ações inúteis de "Montar" para Dispositivos conectados ao MTP, e atualiza o recurso “Realçar configurações alteradas” para também funcionar na nova tela de permissões de apps Flatpak nas Configurações do sistema.

Além disso, a visualização de janela na barra do sistema agora exibe corretamente o texto para janelas que não mostram o nome de seu aplicativo na barra de título ou foram personalizadas pelo usuário e a rolagem nos widgets Gerenciador de Tarefas e Pager agora deve funcionar de forma mais confiável.

A sessão do Plasma Wayland foi corrigida para não travar mais o gerenciador de janelas e compositor KWin ao passar o cursor sobre os ícones do gerenciador de tarefas ou ao fechar janelas, o aplicativo Configurações do sistema não deve mais travar durante a inicialização se o banco de dados de Atividades estiver corrompido e o Plasma não deve trava mais devido ao uso excessivo de memória ao procurar por coisas incomuns com o KRunner.

O suporte a vários monitores também foi bastante aprimorado no KDE Plasma 5.27.5, corrigindo um problema de "telas sobrepostas por um pixel", que causava vários outros bugs estranhos, várias maneiras pelas quais o Plasma poderia travar com certos tipos de configurações de vários monitores.

Há outras mudanças bastante interessantes, como perfis de aceleração do mouse atualizados para funcionar corretamente com libinput 1.3 ou posterior, correção para títulos muito longos de notificações no histórico de notificações, melhora a experiência de conexão Bluetooth, melhora a importação de configurações VPN, corrige um grande vazamento de memória ao conectar um monitor externo e melhora o suporte para apps baseados em GTK.

Para mais detalhes técnicos sobre o KDE Plasma 5.27.5, não deixe de conferir as notas oficiais de lançamento.

Melhor suporte para hardwares mais novos

Quem também está disponível para o Regata OS 23.0.5 é o Linux Kernel 6.3.x, que é a série mais recente e estável e que chega trazendo várias melhorias no suporte para novos hardwares.

Entre os destaques, está a adição de um novo driver para Intel VPU (Versatile Processing Unit) que suporta VPU IP 2.7 integrado em CPUs Intel “Meteor Lake” de 14ª geração, suporte para o recurso “IBRS automático”, da AMD, para CPUS Zen 4 da linha de processadores Ryzen e EPYC, e suporte para Intel DP MST DSC (DisplayPort Multi-Stream Transport Display Stream Compression).

Além disso, o driver AMDGPU (para placas de vídeo modernas da AMD) agora expõe informações de PCIe ao espaço do usuário, suporta novos blocos de IP Radeon, provavelmente relacionados aos próximos processadores gráficos RDNA3, o recurso de exibição segura agora funciona com vários modelos de monitores, o suporte para FreeSync sobre PCon foi adicionado e há uma série de outras correções e melhorias de “baixo nível”.

O Linux Kernel 6.3 também traz suporte para adaptador WiFi Realtek RTL8188EU, um novo driver Qualcomm ath12k foi mesclado para oferecer suporte aos chipsets sem fio WiFi 7 de última geração da Qualcomm, suporte para IPv4 BIG TCP para melhor desempenho da rede, semelhante ao BIG TCP existente para IPv6, e uma considerável otimização de desempenho EXT4 Direct I/O.

Por último, mas não menos importante, também foi adicionado o suporte inicial para os controles do Steam Deck no driver hid-steam, várias correções para o protocolo Logitech HID++ e suporte para o volante Logitech G923 Xbox Edition, suporte para o controle com fio com fio 8BitDo Pro 2, suporte para sensores de monitoramento para muitas placas-mãe ASUS (Ryzen) B650/B660/X670.

Para mais detalhes sobre o Linux Kernel 6.3, recomendamos que você confira este post bem completo do site Phoronix.

Melhor suporte para dispositivos Asus, Lenovo e Surface

O suporte para dispositivos Microsoft Surface também foi reativado no Regata OS, além de melhorias também para laptops Asus e Lenovo, inclui melhor suporte para os sensores de troca de modo tablet em dispositivos conversíveis onde esse sensor é gerenciado pelo AMD SFH, como o Asus Flow X13 e o Lenovo ThinkPad L13 Yoga Gen2 (AMD).

Além disso, também foram adicionadas melhorias para laptops Lenovo Legion, incluindo suporte para tecla de atalho, controle de fan e modo de energia.

Os modelos de dispositivos Microsoft Surface suportados são: Surface Book, Surface Book 2, Surface Book 3, Surface 3, Surface Go, Surface Go 2, Surface Go 3, Surface Laptop, Surface Laptop 2, Surface Laptop 3, Surface Laptop 4, Surface Laptop 5, Surface Laptop Go, Surface Laptop Go 2, Surface Laptop Studio, Surface Pro 3, Surface Pro 4, Surface Pro (5th Gen)/Surface Pro 2017, Surface Pro 6, Surface Pro 7, Surface Pro 7+, Surface Pro 8, Surface Pro 9 e Surface Studio.

Para mais detalhes sobre o suporte para recursos do hardware de dispositivos Microsoft Surface, conferia este guia completo no GitHub.

Melhorias para jogos

Continuamos trabalhando duro para tornar o Regata OS um dos melhores lugares para se jogar. Com o Regata OS Regata OS 23.0.5, há algumas mudanças bem interessantes para os jogadores, começando com uma correção para o Xwayland que desbloqueia os FPS dos games em alguns cenários.

Isso é bastante útil para àqueles testando seus jogos favoritos na sessão Wayland do Regata OS. Além disso, também está incluso o novo DXVK 2.2 para o Game Access, que traz mais melhorias e correções para diversos jogos, incluindo Far Cry 2, Warhammer 40k: Space Marine, Halo: The Master Chief Collection, DC Universe Online, Cold Fear e Battle Fantasia Revised Edition, entre outros.

O DXVK 2.2 também traz suporte para D3D11On12, um mecanismo que permite que dispositivos D3D11 sejam criados a partir de um dispositivo D3D12. Este recurso é necessário para games criados através da versão mais recente da Unity Engine, como o título Lego Builder's Journey.

Além disso, o Game Access agora faz uso do VKD3D-Proton 2.9, que traz várias melhorias de desempenho por ter requisitos de memória do sistema "muito reduzidos" durante a primeira execução dos jogos.

Outra notável melhoria de desempenho do VKD3D-Proton 2.9 é o uso da funcionalidade "GPL" através da extensão Vulkan VK_EXT_graphics_pipeline_libraries (também usada pelo DXVK) para evitar falhas na compilação de shaders em casos selecionados. Em outras palavras, isso ajuda a reduzir o stuttering (pequenos, mas irritantes, travamentos) em alguns jogos.

Alguns dos outros trabalhos de desempenho incluem várias otimizações de CPU, comportamento aprimorado de excesso de assinatura de vRAM, desempenho aprimorado com certos padrões de consulta de má oclusão em títulos como, por exemplo, Elden Ring, e muito mais.

Antes que você pergunte, o DXVK é uma camada de tradução que permite rodar jogos desenvolvidos com o Direct3D 9/10/11 sobre a API gráfica Vulkan. Por outro lado, o VKD3D-Proton é usado para rodar sobre a Vulkan jogos que fazem uso do Direct3D 12. Ambas as soluções ajudam a impulsionar o desempenho dos games rodando no Linux com a camada de compatibilidade Wine/Proton.

Download do Regata OS 23.0.5

O Regata OS 23.0.5 já está disponível para atualização. Contudo, para aqueles que desejam realizar uma nova instalação, podem fazer download do arquivo ISO a partir do site oficial. Em seguida, basta usar o app balenaEtcher para criar um pedrive USB bootável.

Vale resaltar que, para que o Regata OS possa inicializar no seu PC, pode ser necessário desativar o recurso "Secure Boot" no BIOS da placa-mãe.

Os livros mais vendidos na Amazon.