Ver ofertas na Amazon Ver ofertas na Amazon

Nova mudança para o kernel Linux confirma ''Família 26'' como CPUs AMD Zen 5

Novas mudanças para o kernel Linux confirmam Família 26 como CPUs AMD Zen 5

A AMD vem trabalhando na sua próxima linha de processadores baseados na arquitetura Zen 5, que promete um ganho de 20% no desempenho quando comparado com a Zen 4. Agora, novas informações foram descobertas no kernel Linux, referenciando os novos processadores da Família 26 (Family “1A”) como CPUs Zen 5.

Foi em meados de junho do ano passado que algumas das primeiras implementações de mudanças referenciando os novos processadores da “Família 26” (“Family 1Ah”) chegaram para o kernel Linux. Desde então, a AMD continua habilitando mais suporte a drivers de dispositivos para CPUs da Família 26.

Com as mais recentes mudanças enviadas na última quarta-feira (4) para o kernel Linux, está sendo formalmente feita a conexão de que a Família 26 (Family 1Ah) são de fato CPUs Zen 5.

O novo patch está adicionando um sinalizador de recurso X86_FEATURE_ZEN5, semelhante ao recurso Zen da geração anterior, para facilitar o tratamento de diferentes erros de errata e erros do processador. Com este patch, X86_FEATURE_ZEN5 está sendo definido para a Família 0x1a para modelos 0x00 até 0x0f (15).

É possível que quaisquer futuros processadores AMD Zen 5+ ou Zen 6 possam ser adicionados à Família 26 também, assim como a Família 25 abrangeu Zen 3 a Zen 4 e a Família 23 foi de Zen 1 a Zen 2.

Como já houveram várias outras mudanças implementadas para a Família 26 de CPUs AMD no kernel Linux, quando os processadores AMD Ryzen e EPYC de próxima geração forem lançados, o suporte do Linux para essas novas CPUs estará bem completo.

A única área que não vimos qualquer atividade para CPUs Zen 5 (znver5) ainda está no suporte de compiladores de código aberto, como GCC e LLVM/Clang.

FONTE: Phoronix

Os livros mais vendidos na Amazon.